domingo, dezembro 14, 2008

Pilates

Publicado originalmente na revista Entre Aspas, edição número 1

"Ei, você está diferente!..."

Joseph Pilates não estaria surpreso. Já nos meados do século passado aquele alemão que escolhera Nova Iorque para viver e trabalhar imaginava uma revolução nas técnicas de treinamento; com algumas décadas de atraso, em parte devido a disputas pela “posse” da técnica após o falecimento de seu criador, o método Pilates de exercícios popularizou-se e está disponível em diversos formatos, mas sua característica central permanece: o foco é a região abdominal, que, ativada internamente, cria um cinturão de proteção para a base da coluna vertebral.

O primeiro desafio é deixar de lado vícios e antigos padrões de movimento que durante anos foram se instalando em nossa “maneira de ser”. Músculos esquecidos, articulações tornadas rígidas, respiração incompleta e um incrível desconhecimento de nosso próprio corpo. Não é à toa que é muito comum encontrar alguém reclamando de dores nas costas, ombros, pescoço... A técnica criada por Pilates promove o fortalecimento e o alongamento de músculos necessários à boa postura; as articulações recuperam sua mobilidade natural, especialmente na coluna vertebral, onde há uma liberação dos espaços entre as vértebras e o resultado é um grande alívio de dores causadas por pinçamentos de nervos.

O controle corporal é outra característica chave do Pilates. Ao longo do tempo, o praticante vai percebendo a individualidade de suas estruturas corporais e aprende a mover cada uma delas de forma isolada, economizando energia e prevenindo o estresse causado por compensações desnecessárias. Por exemplo, é comum observar pessoas elevarem seus ombros ao fazerem força com os braços; o movimento dos ombros não vai aliviar a carga sobre os braços e surgem tensões e dores. Outro efeito é o respeito ao ritmo natural da respiração e a utilização plena dos pulmões, o que promove oxigenação e melhor assimilação de nutrientes nas células.

Além dos exercícios no solo e nas bolas, a técnica utiliza aparelhos especiais, que têm sua carga definida por molas com diferentes graduações. Atletas e esportistas têm utilizado o Pilates para melhorar seu desempenho, profissionais têm prevenido dores decorrentes de má postura, assim como pessoas de idade mais avançada têm utilizado a técnica para melhorar seu rendimento nas tarefas do dia-a-dia. Devido ao trabalho intenso dos músculos internos da região abdominal é comum ouvir-se relatos de melhora de funcionamento de órgãos nessa região: cólicas, prisão de ventre, digestão difícil, gases, são sintomas que têm deixado de ser percebidos por quem pratica Pilates. O resultado é tão surpreendente que já se confunde Pilates, um autêntico programa de exercícios, com tratamento de diversos desequilíbrios físicos.

Talvez o mais interessante e perceptível efeito criado pela prática de Pilates acontece no interior das pessoas. Ao corrigir postura, estamos corrigindo nossa forma (o ângulo) de ver o mundo e a forma com que o mundo nos vê. Uma renovada auto-estima, confiança e segurança são percebidos por amigos e parentes, que costumam dizer: - “Ei, você está diferente... Já sei: fez plástica!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário