Em navegação "dar máquinas atrás" é uma expressão que pode ser emergencial. Seu barco está em rumo de colisão? Máquinas atrás à toda força! Seria como... Acionar o freio de mão. Mudando o sentido do giro do hélice a força seria a ré, reduzindo a velocidade e desacelerando o navio. Simples.
Simples, mas pode não ser eficiente. Seria uma desaceleração perigosa.
Devido ao formato do casco e as forças resultantes, ao inverter o sentido do hélice o navio tende a girar para um dos bordos, como se estivesse derrapando. Com isso, o impacto aconteceria pela lateral, região muito mais frágil do que a proa (frente do barco).
O indicado, então, é desacelerar o navio usando o atrito da água. Desligar o hélice e deixar a água, suavemente, fazer o seu papel.
De qualquer forma, o comandante deve estar sempre atento e antecipar-se aos perigos.
E você? Está percebendo as ameaças? Planejou sua desaceleração? Ou terá que, perigosa e subitamente, "inverter o giro do hélice"?!