domingo, agosto 15, 2010

Lagoa Encantada: turismo comunitário


Chegou a hora de apresentar um projeto consistente para um dos principais atrativos da região sul da Bahia.

A Lagoa Encantada já foi assunto de muitos estudos, diagnósticos, monografias, levantamentos, dissertações, teses, oficinas, debates... Tentativas e erros. Enquanto isso a população desencanta-se com as promessas e acostuma-se com as dificuldades. Resultado? Recursos naturais ameaçados e desperdício de um fantástico potencial educacional e de visitação.

Desde 2002 trabalho no desenvolvimento de um projeto que aborde as questões críticas para, finalmente, incluir a região sob influência da Lagoa Encantada na lista de destinos ecoturísticos internacionais. Pretensão? Não, acho que não.

O projeto amadureceu e, agora em 2010, está sendo detalhadamente formatado.

Não é uma invenção inteiramente minha. Há livros, artigos, exemplos em toda parte. Mas a aplicação a esta realidade única ao lado de certas inclusões criativas, são as grandes novidades. E a principal característica, e que a torna especialmente inovadora, é que toda a estrutura e a gestão serão entregues -100%- às comunidades. Sim, pensou em capacitação? Preparo? Aí está um dos pilares centrais da proposta.

Na verdade, são vários programas ligados a cinco eixos temáticos. Cada programa deverá receber o apoio de um patrocinador. Serão, então, vários financiadores, em conjunto, que viabilizarão programas que podem ou não ser geradores de receita.

Na metodologia de formatação do projeto, encargo da Parkia Consultoria e sob minha coordenação, há espaço para reuniões-consulta com diversas entidades, públicas e privadas. Amanhã, segunda-feira, 16/8, será a vez do trade turístico de Ilhéus. A Associação de Turismo de Ilhéus -ATIL- poderá conhecer os detalhes da proposta e oferecer contribuições, na Pousada La Dolce Vita, a partir das 9:00 hs. Ainda haverá reuniões com instituições construtoras de conhecimento -universidades, faculdades, Sebrae..-, com fiscalizadoras e licenciadoras -IBAMA, SEMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Projeto Orla, DPA, Capitania dos Portos, Conselho Gestor da APA...-, ONGs e, principalmente, conversas com associações comunitárias.

Entre em contato se tiver interesse em participar. Este é o momento.

Veja em http://desacelere.blogspot.com/2009/02/lagoa-encantada-ilheus-bahia.html uma postagem de fevereiro de 2009 (um ano e meio atrás!) a respeito de uma reunião na prefeitura de Ilhéus em que eu, mais uma vez, citei a existência de um projeto viável para aquela região.