segunda-feira, dezembro 29, 2008

Investir na própria formação

Outra tendência apontada para a nova década -que inicia em 2010- pela revista IstoÉ: o investimento em viagens culturais, cursos de aperfeiçoamento, participação em dinâmicas de auto-conhecimento, ou seja, na formação pessoal e profissional.

Além da necessidade de se destacar no exigente mercado de trabalho, as pessoas buscam compreender seu papel na sociedade e nas organizações.

Os que aceitarem o básico estarão aceitando a mediocridade. O básico é apenas o ponto de partida. O sucesso -ou a felicidade- é a caminhada cada vez mais firme e consciente. A busca da consciência do seu querer, de suas fragilidades, de seus talentos é cada vez mais a chave da realização pessoal e profissional, pois é a partir dela que se cria um honesto programa de aperfeiçoamento.

Tendências para a nova década

Sim, estaremos entrando no último ano da década. A revista IstoÉ apresenta 5 tendências para esse novo período. Vamos conversar sobre cada uma delas.

A primeira trata do "bem-estar". E reforça o que já tenho dito há anos: devemos valorizar cada vez mais o cuidado com as emoções. "Hoje o aluno -de academias- não quer apenas um profissional que oriente movimentos. Espera alguém que mantenha equilibrados o organismo e a mente". As academias, segundo pesquisa apresentada pela revista, estão valorizando espaços dedicados a atividades que integram corpo e mente, como Yoga e Pilates.

US$ 1 trilhão é quanto a "indústria do bem-estar" deve movimentar até 2010, e isto inclui serviços como spas e centros de saúde (lembrem-se da Tonus!) e, também, alimentos e bebidas saudáveis e... orgânicos. É o que prevê o economista Paul Pilzer, autor do livro The Wellness Revolution -A Revolução do Bem-estar-.

Alongue-se e acalme-se. Esta frase costuma ser rotina em meus contatos durante as avaliações físicas, há muito tempo. Aproveite!