terça-feira, março 03, 2009

"Tropa de Elite" e a realidade à mostra



Eu sei, já saiu de cartaz há muito tempo e todos já viram até duas versões em DVD...

Mas eu tinha a sensação de que eu gostaria do filme e, pela primeira vez, assisti de ponta a ponta. E, realmente, adorei. Sim, há violência, sangue, imagens fortes. "A Paixão de Cristo" e "Gladiador" também. E, para mim, nestes, as cenas são ainda mais fortes. No caso do "Tropa", a gente vai ficando satisfeito pela forma altamente coerente e realista que o roteiro acontece. É como se a gente dissesse:

- Que bom que alguém viu e traduziu a realidade em um filme.

Agora, as pessoas podem debater, refletir, discordar ou concordar, mas a partir de cenas absolutamente realistas.

Como no mundo selvagem dos negócios, o consumidor pode ser manipulado, mas é, na verdade, o grande financiador das organizações. Inclusive as que produzem e vendem maus produtos. Sem consumidor, não há negócio.

No filme, povo é povo. A classe de faculdade é uma verdadeira classe de faculdade, a forma de debate, de "censura", de "corporativismo estudantil", é verdadeira. O professor parece verdadeiro!...

Não se propõe a apontar soluções. Convida à reflexão, sim, mas brilha pela iniciativa de abrir as janelas e as portas de uma estrutura misteriosa e ameaçadora. Terá solução? Para o filme, não importa. É como pesquisa pura: vocês que se virem para continuar a partir do que eu fiz!