sexta-feira, março 20, 2009

FALSAS MAGRAS


Com todo respeito, mas uma cheinha ativa é muito mais sadia do que uma magrinha sedentária...

E tenho encontrado muitas "magras sedentárias". Tiveram o privilégio de nascer com o metabolismo mais acelerado. Enquanto suas colegas mais "cheinhas" suavam nas esteiras, nos esportes, nas piscinas, elas sentiam-se atraentes simplesmente por serem... Magras.

Então, aos 30, 40 anos, percebem que o trem passou e elas ficaram de fora. Têm dificuldade para, simplemente, gostar de atividades físicas. São aparentemente magras, mas exibem incômodas gordurinhas no quadril, culote, abdomen... Seu sistema muscular é atrofiado. Ossos, ficaram frágeis. Dentre outras consequências, a pior: coração fraquinho... Nunca exercitou-se. As fibras cardíacas ficaram sem estrutura, sua energia é pequena.

Aí vem o sacrifício: iniciar um programa de exercícios. Cãibras, suor, fadiga muscular, calor, dores nas articulações... Enquanto o sofá, em casa, chama por elas. A geladeira. O controle remoto!

Adaptar a alimentação. Um drama!

- Mas eu não gosto de me alimentar pela manhã... só um cafezinho e um pão com manteiga.

Minha resposta é sempre a mesma, no mesmo tom:

- Se você está decidida, hoje será o dia da virada. Uma "nova você" está nascendo. Pode, até, ser parecida com a antiga, mas precisa de portas abertas para surgir e permitir avanços e, principalmente, felicidade! Criança é que só come o que gosta. Adulto precisa aprender a gostar do que deve comer. A virada precisa de espaço para acontecer, sem direcionamento. Não adianta uma mudança, se você tenta controlá-la. Espere que sua essência se manifeste e aceite-a, mesmo que tenha nuances que você nunca imaginou que veria em sua pele.

Ficam animadas. Sinto que ganham maior aderência ao programa de exercícios a que se propõem. Sinto que sentem-se mais seguras e confiantes para descobrir uma nova vida.

Estou acompanhando-as e vejo evidentes sinais de sucesso. Mas não vamos relaxar! A qualquer momento o chamado do sofá pode ameaçá-la novamente...