quinta-feira, março 26, 2009

Você sabe por que respira?


Tenho incentivado meus alunos -e amigos- a explorar seus pulmões. Estes órgãos costumam ser pouco compreendidos por seus donos. Por isso mesmo, muito pouco valorizados e utilizados.

Você sabe por que respira?

Poucos sabem que o ar que exalamos contém gás carbônico que estava no sangue há poucos segundos. Da mesma forma, o oxigênio contido no ar que respiramos passa ao sangue nos chamados bronquíolos, "fim da linha" das ramificações que compõem nossos pulmões.

Este oxigênio vai ser usado numa rotina importantíssima para a vida: todos sabemos que oxigênio é fundamental para que exista queima e é isso que acontece dentro de todas as células. Os nutrientes que estão, também, circulando no sangue são levados para dentro da célula e... Queimados. Sim, queimados como qualquer outro combustível. E, aí, o oxigênio é o agente que permite essa queima.

É fácil concluir que, se o suprimento de oxigênio for limitado, a queima -de calorias, sim!- também será deficiente.

Portanto, respire! Respire fundo! Infle seu pulmão com vontade! Há bronquios e bronquíolos que pouco têm sido utilizados, quase atrofiados, murchos como bexigas vazias... Que desperdício de possibilidades de "injetar" oxigênio no sangue e ajudar suas células a trabalhar com mais eficiência e queimar mais e melhor suas calorias!

"Sometimes, all I need is the air that I breath and to love you..."
The Hollies (ouça em minha postagem de 20 de dezembro de 2008)

http://desacelere.blogspot.com/2008_12_20_archive.html

Hábitos, saúde e subconsciente

Joseph Murphy (interessante: outro Joseph...) também se referia ao subconsciente como a mente subjetiva. Haveria a mente objetiva, que raciocina, tem visão crítica e funciona como o "porteiro", deixando entrar os convidados. E a mente subjetiva, que obedece comandos e cria circunstâncias para que eles sejam cumpridos.

Ele lembra que é no subconsciente que mora o hábito.

Ora, nós sabemos que nossos hábitos são os principais fatores que influenciam nossa saúde, nossa disposição... Irritabilidade, excesso de comida, má alimentação, cigarro, sedentarismo... Hábitos, hábitos, hábitos... Criados ao longo de nossa existência. E que podem nos salvar ou... Nos derrubar!

Murphy apresenta, em "O Poder do Subconsciente", um método simples e, por minha própria experiência, eficaz. Conduzir o subconsciente (o lar dos hábitos, lembra?!) a criar terreno fértil para a saúde, o equilíbrio, a felicidade... Como? Com bons pensamentos, boas palavras, repetidas como um auto-hipnotismo, principalmente para neutralizar efeitos de palavras e pensamentos negativos, que, como um vício, teimamos em expressar. Assim: quando você, por exemplo, sem perceber, disser:

- Eu nunca vou conseguir emagrecer!

Imediatamente, respire fundo e diga (ou pense):

- Meu corpo está conhecendo uma nova realidade. Meu metabolismo trabalha a meu favor. A cada dia, minhas células estão mais ativas e queimam o excesso que eu vinha acumulando. Assim, ganho energia e motivação para a vida!

Você estará ganhando tranquilidade e oferecendo comandos positivos ao seu subconsciente, que aceitará e o ajudará, com todo seu poder.

Pense e... Experimente!

Depois conte-me o resultado...

Ah, o outro Joseph é o Pilates!