sexta-feira, abril 02, 2010

"Tentar salvar o planeta é uma bobagem..."


E mais essa, agora... James Lovelock, cientista de 90 anos, autor da Teoria de Gaia - que considera o planeta como um superorganismo-, considerado um dos “mentores” do movimento ambientalista em todo o mundo a partir dos anos 1970, está descrente...

Em uma recentíssima entrevista à BBC, Lovelock disse que a Terra, se for salva, será salva por ela mesma e que mudar os hábitos para salvar o planeta é uma bobagem...

Para ele, a humanidade não “decidiu aquecer o mundo deliberadamente”, mas “puxou o gatilho”, inadvertidamente, ao desenvolver sua civilização da maneira como conhecemos hoje.

“Com isso, colocamos as coisas em movimento”, disse, acrescentando que as reações que ocorrem na Terra em consequência do aquecimento, entre elas a liberação de gases como dióxido de carbono e metano, são mais poderosas para produzir ainda mais aquecimento do que as próprias ações humanas.

O cientista afirmou que a busca por formas de energia renováveis é “uma mistura de ideologia e negócios”, mas sem “uma boa engenharia prática por trás”.

“A Europa tem essas enormes exigências sobre energias renováveis e subsídios para energia renovável. É um bom negócio, e não vai ser fácil parar com isso, mas não funciona de verdade”, comentou Lovelock, que é também autor de ideias polêmicas como a defesa do uso da energia nuclear como forma de restringir as emissões de carbono na atmosfera e combater as mudanças climáticas.



Observem esses olhos. 90 anos. Descrentes. Desanimados. Os esforços, ainda isolados, descoordenados, cambaleantes entre bem e mal intencionados, cultos e ignorantes, podem estar sendo, realmente inúteis. Podemos estar numa nave sem condutor ou, pior, com muitos condutores. Cão com muitos donos...

Enquanto o sistema político permitir que os que "já estão lá" sabotem o disseminar de cultura -conhecimento, educação, visão do mundo e de si- para, justamente, "continuar lá", apenas teremos o direito de olhar pela janelinha a paisagem e fazer o que sugeriu Lovelock: "a coisa mais sensível a se fazer é aproveitar a vida enquanto podemos". Quem aguenta?!