terça-feira, dezembro 08, 2009

Obesidade e seu vírus

Intrigante, o artigo publicado no jornal A Folha de São Paulo domingo passado. Mostra resultados de pesquisas sociais nos Estados Unidos. Relata que certos comportamentos são... Contagiosos!

Claro que não é na forma concreta de um vírus biológico, mas o efeito é parecido, como uma epidemia.

O principal exemplo é a obesidade. E diz que uma das conclusões dos cientistas é que "as pessoas engordam em grupos". E que isto acontece porque "são as pessoas mais próximas a você que criam a sua noção de normal e de bizarro". E afirma, de modo assumidamente cruel, que se você tem amigos gordos, sua chance de também engordar é 57% maior! Isso não aconteceria por comer junto com os amigos, mas, aos poucos, por parar de considerar que se alimentar mal é, na verdade, um problema.

Mas há um ângulo positivo neste conjunto de pesquisas.



Cada amigo feliz aumentava em 15% a chance de que alguém também se declarasse feliz. Sim, a novidade é que cientistas descobriram o que todos já sabemos: ficamos mais felizes quando temos pessoas felizes ao nosso lado!

Ou seja: quer emagrecer? Não precisa abandonar seus amigos que estão acima do peso. Ao contrário. Aproxime-se dos amigos sadios e estes, de seus amigos obesos. O grupo vai, em bloco, emagrecer!

Está deprimida? Procure ambientes que sejam frequentados por pessoas "para cima", aquelas que alegram quem estiver a seu redor.

E entenda que algumas pessoas podem querer se afastar um pouco de você, caso esteja muito acima do peso ou melancólica. Este "afastamento" pode ser usado como mais um motivo de uma virada na vida, não é? Acredite: o ambiente influencia. Você pode não selecionar, à vontade, as emoções e sensações que experimenta. Mas, sem dúvida, você pode escolher os ambientes que frequenta!

---
Na foto, os "Doutores da Alegria", que frequentam hospitais e, com muita alegria, diminuem o sofrimento de pacientes e, quem sabe, curam vários deles!