domingo, julho 18, 2010
Saneamento já!
Não dá para esperar mais. O "choque de saneamento" para as cidades brasileiras é urgente. Deixar de preparar os efluentes -esgoto- antes de devolvê-los ao meio ambiente é completamente incompatível com o conhecimento humano sobre saúde pública e atividades econômicas como turismo e pesca, por exemplo. Gasta-se com a infraestrutura de saneamento, mas gasta-se muito mais com tratamento de doentes e perda de receitas com atividades prejudicadas. E vidas. Vidas humanas.
Na foto, uma bucólica -e, infelizmente, muito comum- cena de uma agradável enseada numa cidade "turística". Um barquinho, uma prainha, um morrinho e um "sangue negro" escorrendo, vindo das residências e do comércio. Sim, talvez esteja vindo da sua casa... Ilhéus, Baía do Pontal, julho de 2010!
Corrida não é para todos
Deu na "Página Einstein", informativo mantido pelo conceituado Hospital Albert Einstein. Com o título "Corrida não é remédio antiestresse", o artigo recorda a importância de preparar-se, e gradualmente, para que correr não seja mais um fator de estresse e desgaste físico.
O artigo lembra que, no caso da corrida, a falta de preparo e a autoconfiança (excesso de confiança, aquela sensação de que estaríamos protegidos de lesões) podem causar problemas sérios aos esportistas. Um erro comum dos iniciantes é achar que correr é um movimento natural do corpo e, por isso, não exige nenhuma preparação. Antes de calçar os tênis, é bom saber que corrida não é para todos e que sair correndo sem qualquer preparo pode ser prejudicial à saúde. Enquanto atletas mantêm uma rotina rígida de treinos físicos, alimentação, sono, exames médicos, uma pessoa que começa a correr e mantém a rotina normal de trabalho, alimentação irregular, tarefas cotidianas, para o autor, apenas acrescenta mais um fator de exaustão no dia-a-dia. Ao invés de aliviar o sistema cardiovascular, sobrecarrega-o.
A sugestão, então, é simples. Preparar-se para correr. Um treino gradativamente mais intenso, que deve iniciar com caminhadas. Um bom tênis. Um frequencímetro para monitorar a variação da frequência cardíaca e dosar a velocidade e a intensidade adequadas a cada fase conquistada. Um check up físico, um check up médico.
Outras dicas do artigo: analise sua pisada, pois ela pode ser um fator de lesão. Um educador físico ou um médico podem ajudá-lo. Correr não deve ser um meio de emagrecimento. Alivie o peso com dieta e treinos aeróbicos de baixo impacto antes de iniciar suas corridas. Aí, sim, mantenha seu peso com a prática de corridas. Programe com seu educador físico o adequado fortalecimento de grupos musculares importantes para preservar a integridade de importantes articulações como joelhos e a coluna vertebral.
Quem corre, sabe como faz bem o exercício ao ar livre e como é agradável a sensação que invade o corpo após alguns quilômetros de corrida. Para usufruir deste benefício por muito tempo, então, precisamos estar atentos e nos preparar constantemente.
Assinar:
Postagens (Atom)