domingo, outubro 11, 2009

Maratona Aquática - 4 de outubro de 2009

Os atletas Sidnei e Alexandre, da Equipe Tonus de Natação, de Ilhéus, largaram da Praia da Maramata e nadaram até o Rio do Engenho. Mais de 2 horas e meia de natação a partir da foz do Rio Cachoeira. Um grande exemplo! Esporte, meio ambiente, saúde! Parabéns!

A largada da Praia da Maramata.


O percurso e paisagens belíssimas.


A chegada ao Rio do Engenho.

"Revolução Verde" na China


Thomas Friedman, comentarista político do The New York Times, em seu artigo publicado hoje no jornal O Estado de São Paulo, traz informações sobre a mudança de cor na revolução chinesa. O que antes era vermelho, agora é... Verde!

Sim, os líderes chineses sabem que muitos do seu povo já enfrentam dificuldade para respirar, nadar, pescar, cultivar e beber. E reconhecem que isto acontece devido à poluição causada por seu "motor de crescimento" movido a carvão e petróleo. Ele nos lembra que a necessidade é a mãe da invenção. Na opinião de Friedman, a decisão chinesa de avançar ecologicamente equivale ao que significou o lançamento do Sputnik, pela União Soviética -o primeiro satélite artificial. E, naquela época, esta surpresa impeliu os EUA a investir em ciência, tecnologia, educação...

"Não estaremos comprando brinquedos da China. Compraremos carros elétricos, painéis solares, baterias e softwares de eficiência energética."

O autor lembra que os líderes chineses são, em sua maioria, engenheiros e sabem que, mesmo que a mudança climática seja um trote, a demanda por energia limpa vai crescer à medida em que incluirmos 2,5 bilhões de habitantes na Terra até 2050. E finaliza convocando" os EUA a investir em tecnologias limpas e evitar que a Câmara de Comércio americana, depois de "vender a alma americana" às velhas indústrias de carvão e petróleo, use sua influência e impeça o Congresso de aprovar legislação que incentive energias renováveis.

Premiação para Marina Silva em Mônaco

A senadora Marina Silva (PV-AC), ex-ministra do Meio Ambiente e provável candidata à presidência em 2010, recebeu ontem (10) em Mônaco o prêmio Mudanças Climáticas, oferecido pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco. A iniciativa premia pessoas e instituições por atuarem em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

O prêmio considera ações e iniciativas em três eixos: mudança climática, preservação da biodiversidade e acesso à água, além da luta contra a desertificação.

A senadora vai receber 40 mil euros, além da homenagem com o troféu, que será entregue pelo Príncipe Albert II.

É o quinto prêmio que a senadora recebe desde 2008, quando deixou o Ministério do Meio Ambiente por discordar de algumas diretrizes da política ambiental do governo. O mais recente foi em maio deste ano, o Prêmio Sofia 2009, concedido anualmente pela Fundação Sofia a pessoas e organizações que se destacam nas áreas ambientais e de desenvolvimento sustentável.