sábado, agosto 08, 2009

Defenda sua saúde como defende seus centavos!


Ah, se as pessoas defendessem sua saúde como defendem seus centavos!...

Eles não perguntam:

- O ambiente é agradável?

- Qual é a formação dos instrutores?

- Qual é a filosofia de trabalho da equipe?

- Vocês me ajudam a definir objetivos e a alcançá-los?

- Os profissionais têm experiência com hipertensos, obesos, adolescentes, atletas, diabéticos, idosos? Reciclam sua formação? Fazem cursos?

Descem do carro -às vezes deixam o motor ligado- e, simplesmente perguntam, já meio emburrados, preparando para negociar:

- Quanto é "malhar" aí?

Ao saber os preços, continuam:

- Tem desconto? Somos dois e mais meu filho! E posso trazer todos lá do trabalho. Sabe como é, professor ganha pouco -e o carro zero lá fora com o motor ligado- e temos muita despesa com a criança e, sabe, né, lá na sua concorrência é mais barato...

Uma interminável fila de argumentos, pensados, planejados estrategicamente para o combate no front. O mais importante eles não querem saber.

Atividade física, exercícios, nutrição, tudo isso não é um commodity -ouro é sempre ouro, petróleo é sempre petróleo, soja é sempre soja...-, ou seja, tem diferenças grandes, sim, de lugar para lugar. Defendendo seus centavos, esquece de defender sua saúde, seu futuro, sua adesão definitiva a uma vida mais sadia, com hábitos mais saudáveis. O lugar importa, sim, sua equipe, sua filosofia.

Ou seus centavos são mais importantes do que seu futuro sadio?