sexta-feira, setembro 25, 2009

Drang = Ânsia

Freud. De novo. Em artigo no Estadão de domingo passado, Luiz Hanns afirmou que Sigmund volta com tudo. Nos anos 80 e 90, segundo ele, houve um fenômeno nos EUA chamado de Freudbashing, traduzido como "malhar o Freud". Mas neurocientistas têm relido e valorizado suas teorias. Na Europa e Estados Unidos já se observa a oferta de psicanálise nos serviços públicos de saúde.

Um dos motivos para a nova onda freudiana, segundo Hanns, é a análise das traduções de sua obra. Escrevia em alemão e, a princípio, era traduzido primeiramente para o inglês e, daí, para outros idiomas. Desde a Bíblia ouvimos sobre "pecados" de tradutores, mas uma expressão usada por Freud desperta especial interesse: "Drang".

Drang foi o nome do que Freud chamou de "o cerne dinâmico do instinto, da pulsão". Foi traduzido por um termo mais popular: pressão (pressure, pousée, presión). Só que em português há um análogo a drang: "ânsia". Seria a descrição de um desconforto físico crescente e cria duas conexões, a física -sofrimento- e a psíquica -a representação mental de objetos de alívio-. Sofrimento e prazer.

O interessante desse fato é que ânsia é a origem da usual "ansiedade". Sim, esta que povoa nosso planeta e nossa raça, cotidianamente. A ansiedade é "uma pressão" e uma expectativa de um elemento "libertador", o alívio. Sempre afirmei que a chave inicial para lidar com estresse é criar "uma luz no fim do túnel".

-A situação está ruim? Sua rotina é estressante? Seu trabalho não tem nada a ver com sua verdadeira vocação? A sugestão é visualizar e planejar uma "virada", reconhecer que dificilmente será imediata, agir naquela direção de forma tranquila e decidida e, a cada momento de desânimo, olhar para aquela luz, que pode estar se aproximando e tornando-se mais real.

Assim: se você trabalha com vendas e queria, na verdade, trabalhar com crianças, comece a estudar o tema, visite escolas, seja voluntário em creches, mas considere prestar vestibular para psicologia ou pedagogia. Afinal, você precisa de renda -noção de realidade. Esta luz reduzirá a ansiedade e ajudará a aliviar a "pressão" ou a "ânsia"...