sábado, julho 25, 2009

Planos Diretores - Final

Ontem aconteceu a entrega formal dos Projetos de Lei elaborados, com minha participação como urbanista, para oito pequenos municípios do Sul da Bahia. Este trabalho é parte das compensações sociais e ambientais exigidas pelo Ibama para que a Transportadora Gasene,da Petrobras, possa receber a Licença de Funcionamento do Gasoduto Catu-Cacimbas -GASCAC-, uma obra prioritária para o Governo Federal.

Criamos uma metodologia. Até então, apenas havia experiências e literatura voltados a municípios cuja população exceda 20.000 habitantes. São textos completos, simples, uniformes e que refletem diretamente o que foi debatido e definido em conjunto, comunidade local e nós, da equipe técnica.

Autoridades de todos os municípos estiveram presentes. Na foto, o prefeito de Mascote, a presidente da Câmara de Vereadores(Vera), Sr. Juracy (profundo conhecedor da cidade e participante do Núcleo Gestor), uma professora local, um membro da equipe de governo e eu.

É o encerramento de um trabalho difícil, que exigiu várias estratégias que motivassem a indispensável participação popular. Foi suficiente, mas sabemos que o desafio, agora, é imenso. Não há, ainda, cultura de prevenção, planejamento e respeito as leis. Mas ali está minha contribuição.

Já estou com saudade. São cidades simples, mas com pessoas. Pessoas de verdade.