terça-feira, maio 11, 2010

Ficha Limpa!! Aprovado no Congresso!!

Os deputados federais rejeitaram, na noite desta terça-feira (agora há pouco), sete destaques do projeto Ficha Limpa. Com isso, o texto original segue para o Senado Federal e, se não sofrer alterações na Casa, será enviado para sanção presidencial. Ao todo, sete destaques foram rejeitados, além de dois retirados pelo Democratas. A votação dos destaques era o que faltava para concluir a discussão da matéria na Câmara.

A maior polêmica em torno do projeto, agora, é se ele vai valer já para as próximas eleições. A decisão fica a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O destaque mais polêmico foi rejeitado por 350 votos a favor, dois contra e duas abstenções, e previa a exclusão do texto original os crimes contra o meio ambiente e a saúde pública, que tornam o candidato inelegível por oito anos.

Prejuízo devido à perda de florestas é maior que a crise econômica mundial

Há um projeto chamado Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (EEB) que estuda serviços prestados pela natureza, como a purificação da água e do ar, a proteção de regiões litorâneas de tempestades e a manutenção da natureza para o ecoturismo, por exemplo. Com base nos estudos do EEB, a ONU calculou que a perda anual de florestas custa entre US$ 2 trilhões e US$ 5 trilhões, um número muito maior que os prejuízos causados pela recente crise econômica mundial.

"Muitas economias continuam cegas ao enorme valor da diversidade de animais, plantas e outras formas de vida e ao seu papel no funcionamento de ecossistemas saudáveis",

"A humanidade criou a ilusão de que, de alguma forma, é possível se virar sem biodiversidade, ou de que isso é periférico no mundo contemporâneo."

"Na verdade, precisamos dela mais do que nunca em um planeta com seis bilhões de pessoas indo a nove bilhões em 2050."

Achim Steiner
Diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)

Ficha Limpa: influencie a votação hoje

Mande uma última mensagem a um deputado. É simples: copie esse endereço no seu browser! Você poderá influenciar ao pedir que não deixem alterar o texto.

http://www.avaaz.org/po/obstaculo_final/?vl

A última novidade é que estão com uma "ótima" idéia de excluir crimes ambientais dos delitos que impediriam políticos de se candidatar. Fala sério!