quarta-feira, setembro 01, 2010

GESTORES E LEGISLADORES PÚBLICOS, PELA EDUCAÇÃO!

Há um nó que trava a sociedade: o povo elegeu seus representantes de hoje baseados em seu próprio nível, também atual, de consciência, educação e cultura. Ao trabalharem pela elevação deste nível (transformar a sociedade através da cultura e consciência), aqueles representantes sentir-se-iam ameaçados, pois a nova realidade provavelmente faria com que outros representantes fossem eleitos. Por que razão um gestor público insistiria em privilegiar a educação (em todos os níveis de graduação), já que, com isto, seus “eleitores” poderiam se desgarrar e preferir outro representante? Por que um legislador, por exemplo, esforçar-se-ia em encaminhar e aprovar leis que permitam o monitoramento exato do que ele faz e o quanto gasta do dinheiro público?

Há como desatar este nó. O Político de verdade, aquele que efetivamente deseja a evolução social, estará “nos braços do povo” ao libertá-lo, o povo, da verdadeira prisão que é a ignorância. O primeiro passo é declarar suas intenções e seu desapego ao poder.

-Sei que fui eleito por vocês e que, se, através de minhas ações vocês decidirem por outro em meu lugar, estarei feliz, pois terei participado desta evolução. Vou trabalhar 24 horas por dia para melhorar o nível de consciência de nossa população. Através das escolas, das universidades, das ações de empresas e terceiro setor. Eu desejo que vocês tenham a verdadeira liberdade para escolher, e esta liberdade depende do quanto vocês estão conscientes de si mesmos, de sua sociedade, das forças que são exercidas sobre ela. Depende, sim, do quanto vocês tiveram oportunidade de estudar e aprender. A mim cabe, apenas, me esforçar para merecer a confiança.

Esta seria a verdadeira revolução. A verdadeira reforma política.