sábado, junho 12, 2010

Plano ou planejamento?



Em pesquisa com 50 empresas descobriu-se que as que passaram por um processo de planejamento antes de iniciarem atividades foram as que obtiveram maior sucesso.

A princípio, esta constatação pode parecer óbvia, mas é muito comum empresas iniciarem empreitadas arriscadas sem o menor plano e sem qualquer planejamento. Apenas confiam na habilidade e no feeling do empresário e de sua equipe. O mesmo acontece com pessoas. Iniciam atividades sem saber onde querem chegar...

Mas a novidade está no fato de que nenhuma daquelas empresas que tinham conseguido sobreviver e gerar lucro tinha sequer consultado seus planos. O resultado do processo de planejamento -os planos- tinha ficado guardado, mas como um "bom fantasma", protegido as organizações ao longo dos anos.

Ou seja: o importante foi passar pelo processo de planejamento, pensar nos possíveis obstáculos, nos recursos disponíveis e, principalmente, estabelecer metas. O plano, em si, perdera valor, pois a realidade é muito ágil. Ao planejar, prepararam-se para enfrentar surpresas e a improvisar.

"Quando o inimigo chega, não há plano que resista."