quarta-feira, maio 27, 2009

Há 30 anos! (2)

Em que cidadãos eles se transformaram? Onde andam? O que fazem? O quanto pude interferir em suas trajetórias?...

Crianças de 3, 4, 5, até 13 anos de idade, em 1980. Em Marechal Deodoro, interior do Estado de Alagoas...






Há 30 anos!...


Este é um dos registros de uma aventura de norte a sul de um Brasil que não existe mais. De dezembro de 1979 a março de 1980, viajei de São Paulo a Fortaleza, num FIAT 147. Minhas companhias eram um violão, uma barraca, uma prancha de surf, um radio PX, uma máquina fotográfica e muuuuuuuito material de desenho.

Em quatro cidades históricas apresentei-me ao prefeito e disse que iria reunir crianças na praça, desenhar com elas, fotografá-las e coletar material para uma exposição na USP. Precisava apenas de um local para me hospedar e alimentação. Para minha surpresa, fui recebido como um rei! Paraty (RJ), São Francisco do Conde (BA), Marechal Deodoro (AL, na foto) e Aracati (CE, pertinho de Canoa Quebrada).

De volta, não foi difícil conseguir apoio para a exposição na FAU. Sucesso total. E uma das melhores lembranças da minha vida!

Em breve retornarei a São Francisco do Conde e Marechal Deodoro (de onde ainda tenho excelentes fotografias!) para localizar aquelas "crianças" e verificar suas trajetórias pela vida.

E que vida!