sábado, fevereiro 07, 2009

Tênis, frescobol e o casamento


Este é um típico texto que sempre quis ter sido o autor. Faço uma homenagem a seu verdadeiro criador, Rubem Alves, e publico aqui, na íntegra.

Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os casamentos são de dois tipos: há os casamentos do tipo tênis e há os casamentos do tipo frescobol. Os casamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam sempre mal. Os casamentos do tipo frescobol são uma fonte de alegria e têm a chance de ter vida longa.

Explico-me. Para começar, uma afirmação de Nietzsche, com a qual concordo inteiramente. Dizia ele: ‘Ao pensar sobre a possibilidade do casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: ‘Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até a sua velhice?' Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.’

Xerazade sabia disso. Sabia que os casamentos baseados nos prazeres da cama são sempre decapitados pela manhã, terminam em separação, pois os prazeres do sexo se esgotam rapidamente, terminam na morte, como no filme O império dos sentidos. Por isso, quando o sexo já estava morto na cama, e o amor não mais se podia dizer através dele, ela o ressuscitava pela magia da palavra: começava uma longa conversa, conversa sem fim, que deveria durar mil e uma noites. O sultão se calava e escutava as suas palavras como se fossem música. A música dos sons ou da palavra - é a sexualidade sob a forma da eternidade: é o amor que ressuscita sempre, depois de morrer. Há os carinhos que se fazem com o corpo e há os carinhos que se fazem com as palavras. E contrariamente ao que pensam os amantes inexperientes, fazer carinho com as palavras não é ficar repetindo o tempo todo: ‘Eu te amo, eu te amo...’ Barthes advertia: ‘Passada a primeira confissão, ‘eu te amo' não quer dizer mais nada.’ É na conversa que o nosso verdadeiro corpo se mostra, não em sua nudez anatômica, mas em sua nudez poética. Recordo a sabedoria de Adélia Prado: ‘Erótica é a alma.’

O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.

O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é como ejaculação precoce: um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas; e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...

A bola: são as nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras. Conversar é ficar batendo sonho pra lá, sonho pra cá...

Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada. Camus anotava no seu diário pequenos fragmentos para os livros que pretendia escrever. Um deles, que se encontra nos Primeiros cadernos, é sobre este jogo de tênis:
‘Cena: o marido, a mulher, a galeria. O primeiro tem valor e gosta de brilhar. A segunda guarda silêncio, mas, com pequenas frases secas, destrói todos os propósitos do caro esposo. Desta forma marca constantemente a sua superioridade. O outro domina-se, mas sofre uma humilhação e é assim que nasce o ódio. Exemplo: com um sorriso: ‘Não se faça mais estúpido do que é, meu amigo'. A galeria torce e sorri pouco à vontade. Ele cora, aproxima-se dela, beija-lhe a mão suspirando: ‘Tens razão, minha querida'. A situação está salva e o ódio vai aumentando.’

Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como bolha de sabão... O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.

Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada, do coração. O bom ouvinte é aquele que, ao falar, abre espaços para que as bolhas de sabão do outro voem livres. Bola vai, bola vem - cresce o amor... Ninguém ganha para que os dois ganhem. E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim...

Amor que prejudica


Hábitos alimentares são considerados patrimônio cultural. O acarajé, por exemplo, é considerado oficalmente "patrimônio imaterial da cultura nacional". Ótimo. Mais um atrativo a turistas, maior movimento nas bancas de baianas pelo Brasil afora.

Arroz e feijão. Combinação genuinamente brasileira, motivo número 1 de melancolia saudosa de nossos compatriotas residentes no exterior. Carboidrato e proteína. Energia e aminoácidos. Combinação perfeita e recomendada por nutricionistas.

Em conversa com amigos, no entanto, descobri uma prática incrível de culinária. Não basta transformar em uma verdadeira feijoada o outrora saudável feijão nosso de cada dia. Nossa amiga queria impressionar o marido, mostrar que dominava a técnica de temperar alimentos. Um tablete inteiro de Caldo Knorr no arroz. Outro no feijão.

A composição oficial é "sal, gordura vegetal, amido, açúcar, cebola, cúrcuma, alho, salsa, pimenta do reino branca, aromatizantes, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico e corante caramelo III". Um tablete pode chegar a 70 calorias.

Especialistas dizem que aquele glutamato, além de realçar sabor, adivinha: aumenta a fome! Além do sal já adicionado ao feijão, ou arroz, mais sal no tablete. Você adicionaria açúcar ao seu feijão? Pois é, neste teria, também, açúcar!

Mas Caldo Knorr é chique!

Não importa se o marido, em nosso exemplo, é hipertenso, de histórico familiar de... Doenças de coração... Seu feijão é chique.

A esposa, evidentemente, não tem culpa. A publicidade induz ao consumo de "coisas" das quais não precisamos -Quem atiraria a primeira pedra?!-. De boca em boca, a receita se transforma. O acesso à informação adequada, profissional, personalizada, é mínimo. Questão de saúde pública. Obesidade, câncer de intestino, hipertensão, infartos... Consumo de medicamentos, laxantes, "shakes de emagrecimento" e um desastroso efeito cascata de desequilíbrios na saúde.

Ah, ela entendeu. Ficou assustada, mas feliz por poder, agora, ajustar sua culinária ao seu amor pelo marido. Já pensa em deixar a feijoada para ocasiões especiais, uma ou duas vezes ao mês. No dia-a-dia, nada de calabreza, paio, carne de sol ou carne seca no feijão. E, claro, vai deixar os tabletes de caldos para fazer sopas e molhos para pratos especiais. Sai desse feijão e desse arroz que não te pertence!

Mascote e Itapebi: questões para os cidadãos

Caro cidadão, estamos trabalhando na elaboração do texto e dos mapas do Plano Diretor de Mascote e Itapebi. Precisamos confirmar algumas informações e, como você tem participado e contribuído bastante, estamos enviando este pequeno questionário.

Saiba que estaremos, mais uma vez, em sua cidade, para respondermos juntos a essas questões. Levaremos os mapas para fazer anotações. Aí, teremos que ser bastante precisos, pois vamos localizar nos mapas várias informações. Se você não puder participar, envie suas respostas por alguém. Claro, você pode responder apenas algumas, se quiser.

Pretendo estar em Mascote e Itapebi no dia 13, sexta-feira e a reunião deve ser rápida e objetiva.

No entanto, recebendo antes estas perguntas, você pode se preparar melhor, conversar com outras pessoas e ajudar ainda mais. Se quiser enviar respostas antes da visita, por email, elas serão bem-vindas.

Por favor, leia com atenção e, se tiver dúvidas, estamos à disposição pelo email fred@parkia.com.br .

Obrigado e um grande abraço!



1. MACROZONEAMENTO

a. Em que regiões do território do município você considera deveria haver ações de preservação ambiental? Você poderia localizá-las no mapa, com precisão? Podem ser grutas, cachoeiras, nascentes, matas nativas etc. Qualquer informação pode ajudar.

b. Em que regiões do território do município você considera deveria haver ações de recuperação ambiental? Você poderia localizá-las no mapa, com precisão? Podem ser áreas degradadas, áreas abandonadas etc. Qualquer informação pode ajudar.

c. Além dos distritos, há vilas em formação que você conheça? Agrupamentos de casas, assentamentos etc. Você poderia localizá-las no mapa, com precisão?

d. Há potencial para uma Estrada-Parque, uma estrada que tenha atrativos ambientais, turísticos? O que falta para que ela exista? Qual seria, exatamente, seu trajeto?

e. Quais são os principais atrativos turísticos? Você poderia localizá-los no mapa, com precisão?



2. MICROZONEAMENTO (mapas da sede e distritos. Levarei na visita)

a. Quais são as vias (ruas ou avenidas) que podem ser consideradas os principais eixos de acesso e circulação na cidade e principais distritos?

b. Quais são as vias que podem ser consideradas como “comerciais”, na sede e principais distritos?

c. Para que regiões em torno da cidade e principais distritos você acredita ser mais adequado o crescimento da cidade? Para onde ela não deveria crescer? Você poderia localizá-las no mapa, com precisão?

d. Quais são as regiões na cidade e principais distritos que você considera de risco social, como favelas, invasões descontroladas, aglomerações etc.? Você poderia localizá-las no mapa, com precisão?

e. Quais são as regiões na cidade e principais distritos que você considera de risco como desabamentos, alagamentos etc.? Você poderia localizá-las no mapa, com precisão?

f. Quais são as regiões da cidade e principais distritos onde há invasões que deveriam ser desocupadas? Você poderia localizá-las no mapa, com precisão?

g. Quais são os principais vazios urbanos? Onde há terrenos vazios, construções vazias, que deveriam ser ocupados? Você poderia localizá-los no mapa, com precisão?

h. Quais são as construções de interesse histórico ou cultural, na cidade e nos principais distritos? Você poderia localizá-las no mapa, com precisão?

i. Quais regiões da cidade e principais distritos deveriam ser preservadas ou transformadas em praças ou parques? Você poderia localizá-las no mapa, com precisão?

j. Quais são as praças, áreas de lazer e parques da cidade e dos principais distritos? Você poderia localizá-los no mapa, com precisão?

k. Quais são os principais atrativos turísticos na cidade e principais distritos? Você poderia localizá-los no mapa, com precisão?