sábado, fevereiro 07, 2009

Amor que prejudica


Hábitos alimentares são considerados patrimônio cultural. O acarajé, por exemplo, é considerado oficalmente "patrimônio imaterial da cultura nacional". Ótimo. Mais um atrativo a turistas, maior movimento nas bancas de baianas pelo Brasil afora.

Arroz e feijão. Combinação genuinamente brasileira, motivo número 1 de melancolia saudosa de nossos compatriotas residentes no exterior. Carboidrato e proteína. Energia e aminoácidos. Combinação perfeita e recomendada por nutricionistas.

Em conversa com amigos, no entanto, descobri uma prática incrível de culinária. Não basta transformar em uma verdadeira feijoada o outrora saudável feijão nosso de cada dia. Nossa amiga queria impressionar o marido, mostrar que dominava a técnica de temperar alimentos. Um tablete inteiro de Caldo Knorr no arroz. Outro no feijão.

A composição oficial é "sal, gordura vegetal, amido, açúcar, cebola, cúrcuma, alho, salsa, pimenta do reino branca, aromatizantes, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico e corante caramelo III". Um tablete pode chegar a 70 calorias.

Especialistas dizem que aquele glutamato, além de realçar sabor, adivinha: aumenta a fome! Além do sal já adicionado ao feijão, ou arroz, mais sal no tablete. Você adicionaria açúcar ao seu feijão? Pois é, neste teria, também, açúcar!

Mas Caldo Knorr é chique!

Não importa se o marido, em nosso exemplo, é hipertenso, de histórico familiar de... Doenças de coração... Seu feijão é chique.

A esposa, evidentemente, não tem culpa. A publicidade induz ao consumo de "coisas" das quais não precisamos -Quem atiraria a primeira pedra?!-. De boca em boca, a receita se transforma. O acesso à informação adequada, profissional, personalizada, é mínimo. Questão de saúde pública. Obesidade, câncer de intestino, hipertensão, infartos... Consumo de medicamentos, laxantes, "shakes de emagrecimento" e um desastroso efeito cascata de desequilíbrios na saúde.

Ah, ela entendeu. Ficou assustada, mas feliz por poder, agora, ajustar sua culinária ao seu amor pelo marido. Já pensa em deixar a feijoada para ocasiões especiais, uma ou duas vezes ao mês. No dia-a-dia, nada de calabreza, paio, carne de sol ou carne seca no feijão. E, claro, vai deixar os tabletes de caldos para fazer sopas e molhos para pratos especiais. Sai desse feijão e desse arroz que não te pertence!

Nenhum comentário:

Postar um comentário