domingo, fevereiro 15, 2009

Conversa-criativa

Sucesso!

São eventos assim que nos fazem continuar e acreditar que podemos ajudar a fazer a diferença!


Fizemos um convite (lembra? Veja a imagem), enviamos a muitas pessoas, pais, mães, professores... O que ele dizia? Vamos conversar de forma criativa sobre como elevar a auto-estima de nossas crianças, adolescentes e jovens. Enviamos aos colégios, para que professores pudessem estar presentes e aprender conosco algo mais sobre um tema tão importante. Eles não vieram. Não fizeram falta, mas eles perderam uma oportunidade. Não tenho dúvida.

Veja as fotografias, a seguir. Estiveram mães, pais e até avós. A conversa foi agradável e muito produtiva. Eu achei, verdadeiramente, emocionante. Mas, aceito, eu sou suspeito...

Apresentaram-se de forma criativa e participativa. Em duplas, primeiro conheceram-se e depois apresentaram suas colegas ao grupo. Aconteceram revelações! Em seguida, assistiram, alguns emocionados, à apresentação de "O Diário de Luana", já publicado em primeira mão aqui no Desacelere. Depois, foram convidados a discutir, em grupos, como podem auxiliar as professoras da Escola de Dança Tonus em sua tarefa de "elevar auto-estimas". Os grupos fizeram breves, mas incrivelmente profundas, apresentações sobre suas conclusões. O resultado também já está publicado, aqui no Desacelere: Carta de Ilhéus pela auto-estima. Um documento elaborado por todas e todos que participaram da conversa-criativa. Um documento em permanente transformação e aperfeiçoamento, aguardando contribuições!

Em seguida, foram todos chamados a aprender uma sequência de "percussão-corporal", uma espécie de sapateado com o corpo todo (e, não, apenas com os pés...). Pais, mães e avós, divertiram-se muito e aprenderam os movimentos. Quase (!) com perfeição...

Para surpresa de todos, suas crianças entraram na sala e fizeram uma apresentação, com graça e emoção: a mesma sequência que os adultos tinham aprendido há minutos. A seguir, uma pequena apoteose: todos juntos, pais, mães, avós e... Suas crianças, adolescentes, todos! Uma delícia!

- Precisamos fazer isso outras vezes!

- Temos que fazer todos os pais e todas as mães passar por algo assim!

- Que diferença! Que carinho!

A todos que participaram, aos que ajudaram na organização, parabéns! Vocês são demais! E muito obrigado por confiar em nosso trabalho!

Trabalho em grupos: apresentando


Trabalho em grupos: concentração


Aprendendo a sequência de percussão corporal


Todos juntos: surpresa e diversão


Todos juntos: carinho na integração

Carta de Ilhéus pela auto-estima

Estiveram reunidos em Ilhéus, na Escola de Dança Tonus, na manhã de sábado, 14 de fevereiro de 2009, pais, mães, avós, professores e a equipe da Tonus, para uma conversa denominada “Conversa-criativa: Eu, o outro e todos nós”. Após as atividades previstas, todos chegaram às conclusões, de forma unânime:

1. O objetivo maior de todos que participam da educação de crianças, sejam seus pais, mães e parentes, sejam professores, é ajudar a abrir caminho para o desenvolvimento da auto-estima. A estrutura da auto-estima necessita de criatividade e sensibilidade. Um jovem com elevada auto-estima tem seu espírito crítico apurado e costuma apresentar atitudes equilibradas perante as encruzilhadas da vida e as falsas seduções.

2. Mães e pais, ao inscreverem seus filhos em aulas de atividades físicas, devem estar atentos ao método utilizado e à adequada utilização das características da modalidade para elevar a auto-estima de suas crianças.

3. A dança é reconhecida como uma modalidade que, além do aprimoramento físico, proporciona formas de expressão alternativas a seus praticantes, característica especialmente recomendada a crianças e adolescentes, que estão definindo sua forma de se comunicar com o mundo. É uma manifestação artística que estimula a criatividade e a comunicação através do movimento, atuando diretamente na redução de comportamento introvertido e na consolidação do espírito de grupo.

4. A prática da dança resulta em uma maior comunicação do jovem consigo mesmo, o reconhecimento de seus sentimentos e a consciência de que possui uma responsabilidade perante a sociedade.

5. Os “agentes educadores” (mães, pais, parentes, professores...) devem atuar em conjunto com as professoras da escola de dança e suas estratégias e metodologia, e...:

a. ...Sempre que possível estimular suas crianças a observar e compreender as diferenças (aparência, habilidade, nível social, por exemplo) e concentrar-se em seus próprios limites como referência de sua evolução na técnica que está aprendendo.

b. ...Incentivar a participação do pai. De forma honesta e autêntica, o pai deve definir o quanto estará presente em ensaios e apresentações e, também, o quanto apóia a participação de seu filho naquelas atividades. Em nenhuma circunstância a decisão de não estar presente em alguma ocasião pode ser interpretada pela criança ou adolescente como ausência de amor. O pai deve demonstrar que considera a felicidade de sua filha e que dedica verdadeiro interesse pelo que ela faz e gosta, no caso, a dança. A comunicação do pai com a jovem deve estar concentrada na evolução e não no resultado.

c. ...Elogiar muito. Elogios honestos dedicados a verdadeiros acertos, que sempre existem. Elogiar a coragem, a dedicação, o espírito de equipe... Se algo imprevisto aconteceu, comprometendo a qualidade técnica de uma apresentação, o jovem deve ser orientado a compreender que os acertos superam os erros e que sempre haverá oportunidade para aperfeiçoar sua técnica.

d. ...Aproximarem-se das professoras da escola de dança. Dividir com elas as ansiedades, informar acontecimentos relevantes na vida do aluno, perguntar sempre, estar disponível quando solicitada sua presença.

e. ...Cuidar muito bem de sua própria auto-estima. Pais e professores são “a” referência de crianças e jovens. Um educador precisa de auto-estima para ajudar a despertar a de seu educando. Educadores devem procurar diminuir o risco de uma situação em que a criança ou adolescente sinta-se obrigado a praticar uma modalidade devido, na verdade, ao desejo de sua mãe ou seu pai.

f. ...Evitar o estresse infantil. O tempo de brincar deve ser respeitado, assim como o cumprir suas obrigações. Mães e pais devem buscar compreender o prazer que seu filho demonstra por uma atividade e dimensionar adequadamente o número de atividades durante a semana.

Lagoa Encantada, Ilhéus, Bahia



Participei, em 12/02, de um reunião convocada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhéus sobre a Lagoa Encantada. Uma conversa necessária sobre fiscalização, monitoramento e ação coordenada entre secretarias municipais, CONDEMA, Câmara de Vereadores e instituições como Capitania dos Portos, IBAMA, Ingá, SEMA, Colônia de Pescadores Z-34, Associação dos Moradores do São Miguel...

Deixei claro que, além de uma ação imediata de fiscalização, especialmente da pesca predatória, é urgente a coordenação de um trabalho que faça a ligação entre turismo e meio ambiente. Este projeto já está pronto. Desenvolvi uma metodologia a partir de outra chamada "Ecoturismo de Base Comunitária". Na minha proposta, os investimentos são modulados e vinculados a um projeto central seriam efetivados à medida em que sensibilizasse investidores, tanto dos poderes municipal, estadual e federal, como da iniciativa privada e ONGs. Nenhum tema estaria deixado de lado e, no final, a estrutura seria entregue à gestão democrática, transparente e capacitada de forma permanente dos próprios moradores e membros das comunidades de Areias, Sambaituba, Aritaguá, por exemplo, sob supervisão de um conselho.

Saneamento, transporte, marketing, cozinha comunitária, artesanato, monitoramento ambiental, esportes náuticos, pesca esportiva e vários outros módulos seriam satélites de uma administração única. Os recursos captados seriam distribuídos de forma justa e de acordo com negociação prévia. É um projeto complexo, de complexa execução, mas, a meu ver, única saída para a degradação social e ambiental constante a que está sujeita a Lagoa Encantada, ainda um excepcional potencial de ecoturismo e de geração de ocupação e renda de forma organizada e permanente.

A reunião foi um primeiro passo. Vamos aguardar os próximos. Deve-se formar um "núcleo gestor" interinstitucional para coordenar as ações na Lagoa Encantada. Se a vaidade não atrapalhar, o futuro promete boas notícias!

Boa sorte a todos nós!

Diário de Luana - Apresentado na Conversa-criativa "Eu, o outro e todos nós.", na Tonus Esporte & Saúde, 14/fev/2009.



















Exemplo


Disseram que choveria canivete. Ninguém precisou de guarda-chuva de aço. Sim, voltei a dar exemplo de que nada como uma vida ativa para aumentar a produtividade.

Mais uma etapa rumo aos Planos Diretores Municipais





Estivemos nos municípios de Arataca, Jussari, Itapebi e Mascote para confirmar dados, coletar novas informações para finalizar os mapas que acompanharão o texto da minuta de lei dos Planos Diretores Municipais.

O interessante é que quanto mais aprofundamos, mais temos a sensação de que as informações são infinitas. Sempre "descobrimos" áreas importantes, características especiais ainda não percebidas, novos potenciais...

São municípios pequenos, mas possuem grande riqueza humana e natural.