domingo, fevereiro 15, 2009

Conversa-criativa

Sucesso!

São eventos assim que nos fazem continuar e acreditar que podemos ajudar a fazer a diferença!


Fizemos um convite (lembra? Veja a imagem), enviamos a muitas pessoas, pais, mães, professores... O que ele dizia? Vamos conversar de forma criativa sobre como elevar a auto-estima de nossas crianças, adolescentes e jovens. Enviamos aos colégios, para que professores pudessem estar presentes e aprender conosco algo mais sobre um tema tão importante. Eles não vieram. Não fizeram falta, mas eles perderam uma oportunidade. Não tenho dúvida.

Veja as fotografias, a seguir. Estiveram mães, pais e até avós. A conversa foi agradável e muito produtiva. Eu achei, verdadeiramente, emocionante. Mas, aceito, eu sou suspeito...

Apresentaram-se de forma criativa e participativa. Em duplas, primeiro conheceram-se e depois apresentaram suas colegas ao grupo. Aconteceram revelações! Em seguida, assistiram, alguns emocionados, à apresentação de "O Diário de Luana", já publicado em primeira mão aqui no Desacelere. Depois, foram convidados a discutir, em grupos, como podem auxiliar as professoras da Escola de Dança Tonus em sua tarefa de "elevar auto-estimas". Os grupos fizeram breves, mas incrivelmente profundas, apresentações sobre suas conclusões. O resultado também já está publicado, aqui no Desacelere: Carta de Ilhéus pela auto-estima. Um documento elaborado por todas e todos que participaram da conversa-criativa. Um documento em permanente transformação e aperfeiçoamento, aguardando contribuições!

Em seguida, foram todos chamados a aprender uma sequência de "percussão-corporal", uma espécie de sapateado com o corpo todo (e, não, apenas com os pés...). Pais, mães e avós, divertiram-se muito e aprenderam os movimentos. Quase (!) com perfeição...

Para surpresa de todos, suas crianças entraram na sala e fizeram uma apresentação, com graça e emoção: a mesma sequência que os adultos tinham aprendido há minutos. A seguir, uma pequena apoteose: todos juntos, pais, mães, avós e... Suas crianças, adolescentes, todos! Uma delícia!

- Precisamos fazer isso outras vezes!

- Temos que fazer todos os pais e todas as mães passar por algo assim!

- Que diferença! Que carinho!

A todos que participaram, aos que ajudaram na organização, parabéns! Vocês são demais! E muito obrigado por confiar em nosso trabalho!

Trabalho em grupos: apresentando


Trabalho em grupos: concentração


Aprendendo a sequência de percussão corporal


Todos juntos: surpresa e diversão


Todos juntos: carinho na integração

Nenhum comentário:

Postar um comentário