domingo, fevereiro 15, 2009

Lagoa Encantada, Ilhéus, Bahia



Participei, em 12/02, de um reunião convocada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhéus sobre a Lagoa Encantada. Uma conversa necessária sobre fiscalização, monitoramento e ação coordenada entre secretarias municipais, CONDEMA, Câmara de Vereadores e instituições como Capitania dos Portos, IBAMA, Ingá, SEMA, Colônia de Pescadores Z-34, Associação dos Moradores do São Miguel...

Deixei claro que, além de uma ação imediata de fiscalização, especialmente da pesca predatória, é urgente a coordenação de um trabalho que faça a ligação entre turismo e meio ambiente. Este projeto já está pronto. Desenvolvi uma metodologia a partir de outra chamada "Ecoturismo de Base Comunitária". Na minha proposta, os investimentos são modulados e vinculados a um projeto central seriam efetivados à medida em que sensibilizasse investidores, tanto dos poderes municipal, estadual e federal, como da iniciativa privada e ONGs. Nenhum tema estaria deixado de lado e, no final, a estrutura seria entregue à gestão democrática, transparente e capacitada de forma permanente dos próprios moradores e membros das comunidades de Areias, Sambaituba, Aritaguá, por exemplo, sob supervisão de um conselho.

Saneamento, transporte, marketing, cozinha comunitária, artesanato, monitoramento ambiental, esportes náuticos, pesca esportiva e vários outros módulos seriam satélites de uma administração única. Os recursos captados seriam distribuídos de forma justa e de acordo com negociação prévia. É um projeto complexo, de complexa execução, mas, a meu ver, única saída para a degradação social e ambiental constante a que está sujeita a Lagoa Encantada, ainda um excepcional potencial de ecoturismo e de geração de ocupação e renda de forma organizada e permanente.

A reunião foi um primeiro passo. Vamos aguardar os próximos. Deve-se formar um "núcleo gestor" interinstitucional para coordenar as ações na Lagoa Encantada. Se a vaidade não atrapalhar, o futuro promete boas notícias!

Boa sorte a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário