sábado, abril 25, 2009

J. C. VIOLLA

Há alguns dias falei aqui de J. C. Violla, como um dos que me influenciaram pessoal e profissionalmente. Meu gosto pela expressão, pela dança e pela arte formou-se também durante as aulas que frequentei em seu estúdio.

Ele formava o trio que, tendo aprendido com D. Maria Duschenes, em SP, abriram seus estúdios e puseram-se a multiplicar seu conhecimento e sensibilidade. Além dele, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo.

Com certeza há influência em meu olhar atento à postura, à simetria e, principalmente, à naturalidade do movimento.

A imagem mostra o cartaz de um espetáculo da época, Petruchka, que assisti na estréia e acompanhei ensaios e elaboração do cartaz, do figurino e cenário, obras do grande Naum Alves de Souza. A foto mostra o piso, tacos de madeira, de seu estúdio e o boneco representado por Violla.

Anemia

A notícia nos chama a atenção: no Nordeste, uma em cada três mulheres está carente de ferro. Quase 40%, para falar a verdade... Anemia total! O mais interessante é que nas cidades a situação é... Pior!! Sugerem que no campo a alimentação seja mais natural.

Estive em Mascote e Itapebi na quinta-feira. Cidades pequenas. Interior da Bahia. Interior do Brasil. Sim, América Latina, hemisfério Sul... Não quisemos almoçar. Estava quente, tínhamos pressa.

- Que tal um suco e um lanche rápido?

Iniciou-se a busca pelo impossível. Suco? Só "refri".

- Tem este natural, aqui, moço, Skinka, de fruta.

Natural. Está escrito: "laranja". Então é de fruta. E fruta é natural... Não encontramos um lanche razoavelmente saudável. Apenas salgados, enroladinhos e industrializados: biscoitos, biscoitos, biscoitos...

A dieta do brasileiro está na UTI. Foram-se os costumes alimentares que prolongaram a vida de nossas avós e bisavós. Hoje são os remédios que fazem isso. Às custas de sofrimento causado pela anemia, hipertensão, diabetes, doenças do coração, derrames, obesidade.

Além dos hábitos alimentares, como, por exemplo, servir a crianças apenas um lanche no lugar do jantar, nutricionistas indicam, ainda, outro fator que intensifica a "epidemia" de anemia: verminoses causadas por ausência de saneamento básico (água limpa) e péssimos hábitos de higiene. Fracasso das atuais políticas públicas.

A estrutura hospitalar estatal, de atendimento médico, de saúde da família, de exames, não suporta mais a enxurrada de vítimas desta situação.

Eu digo a quem quer ouvir:

- Vamos dar essa moleza às indústrias farmacêuticas? Vamos continuar pagando nossos impostos para, além dos tradicionais "desvios", serem desperdiçados com atendimentos à saúde que poderiam ter sido evitados e com um custo muito menor?

Só podemos, então, reclamar, se fazemos nossa parte. Como anda sua alimentação? O que você tem feito para não enriquecer as indústrias de remédios? Como você tem alertado as pessoas de sua família e seus amigos sobre esta situação? Couve (foto), símbolo máximo de alimento rico em ferro, cresce como mato!

Ou a anemia já afetou o raciocínio de todos e a vitória chegou aos poderosos?