domingo, agosto 09, 2009

"Fim de década é fogo!"


O artigo de Sérgio Augusto no Estadão deste domingo começa com esta frase.

Eu, que nasci em 1959 -último ano da década-, continuei a lê-lo com mais interesse. Surpresa: Fred Kaplan teria provado, em seu livro "1959: The Year Everything Changed" -1959, o ano em que tudo mudou- que aquele ano teria sido o início de uma mudança fundamental nos costumes e na vida do planeta.

O título é uma analogia ao quase homônimo de Rob Kirkpatrick. Este seria o autor de uma análise sobre o ano de 1969, com os mesmos objetivos. Sim, teria sido uma ano de mudanças importantes, o que nos leva a crer, sim, que "fins de décadas são especialmente marcantes".


1959 iniciou com a revolução cubana e terminou com John Kennedy dando seus primeiros passos rumo à Casa Branca. A Guerra Fria já acontecia no espaço sideral. Tudo isso aconteceu, segundo Kaplan, em meio a uma fartura impressionante de novidades culturais e inovações tecnológicas. Sempre tive um interesse especial por tudo que acontecia na época em que nasci e minha consciência foi estruturada. JK, para mim, sempre foi uma sigla especial: adivinha! John Kennedy? Ou Juscelino Kubitschek? Nasci praticamente sob influência do poder de ambos... Estrelas em ascensão no horizonte, agindo nos subconscientes individuais e coletivos. American way of life? Brasília em construção, Niemeyer em pleno processo criativo? Expansão das fronteiras do Brasil em direção ao Planalto Central? Depois, todos sabemos e estudamos: Jânio Quadros, Jango, ditadura, AI-5, Tancredo e, ai, Sarney.


O artigo mostra, também, a importância de 1969, que sucedeu ao que foi considerado "o grande ano" do século, 1968. Batalhas culturais cruciais foram travadas em 1969. Easy Rider -Sem Destino- chegou aos cinemas, Woodstock estremeceu os valores ocidentais, Charles Manson assassinou Sharon Tate, esposa do cineasta Roman Polansky, num evento que até hoje ultraconservadores julgam uma vitória contra inimigos dos valores tradicionais da América.

Sim, todos podem dizer que a cada ano fatos importantes acontecem. Mas destacados autores têm estudado os finais de décadas. E, como já perceberam, é onde nós estamos. 2009. Como nos lembraremos deste ano? Que mudanças estamos presenciando? Barack Obama? Lula, Sarney, Collor, Renan e a reengenharia da Câmara Alta (Senado)? Ameaças ambientais reconhecidas e combatidas? Consagração do cinema brasileiro, via Fernando Meirelles e colegas? Crise e ruptura na América Bolivariana?

Como já falei aqui, mudanças parecem acontecer em décadas. Lembra "And then one day ten years have passed behind you, no one told you when to run, you missed the starting gun"? Pink Floyd. Aproveite o fim de década e transforme sua biografia. Utilize seus conhecimentos e experiências e crie uma nova energia. Onde pretende estar daqui a dez anos?