quarta-feira, dezembro 09, 2009

Qual é o problema mais grave?

Esta pergunta foi feita a mais de 2.000 pessoas em todas as regiões do Brasil. Era uma pesquisa do Instituto Datafolha, citada na edição de domingo passado no jornal A Folha de São Paulo. As respostas deviam apontar o problema mundial considerado mais urgente.

Em meus treinamentos para empresas (pousadas, por exemplo), criei uma dinâmica em que todos refletiam sobre os "problemas". Deviam debater, em grupos, e chegar a uma opinião conjunta (dentro de cada grupo) sobre o maior problema do planeta, da América do Sul, do Brasil e de seu estado. Além do objetivo de vivenciar o debate coletivo e exercitar o "abrir mão" e o "impor sua opinião", eu buscava uma melhor consciência sobre a verdade nua e crua dos problemas. Explico. Muitas vezes, o que consideramos problema é, na verdade, a ponta do iceberg. É o resultado de um problema maior e, este sim, seria, então, o "maior problema". Claro que havia um confronto do tipo ovo-galinha. A fome é causada pela corrupção ou é a causa dela? Mas o importante era o debate.



Sim, a pesquisa do Datafolha. Pobreza é o que mais preocupa. E mesmo ricos desconhecem as causas da mudança climática. O brasileiro não considera o aquecimento global (ou a possibilidade dele) uma prioridade e "erra feio ao apontar suas causas". Mas, surpresa! Declaram-se dispostos a pagar para amenizar o impacto da degradação. 58% pagariam mais impostos para preservar a Amazônia.

Numa lista de 10 grandes problemas mundiais (minha crítica: ali estavam problemas de verdade ao lado de "pontas de icebergs"), apenas 5% dos entrevistados citaram o aquecimento global como sua maior preocupação. Pobreza, violência e fome (para mim, são parte de um único problema) aparecem nos primeiros lugares. Depois aparecem mortalidade infantil, falta de acesso à educação e terrorismo.

E para você? Qual é o problema mais grave do planeta? Ele é um problema, em si, ou é causado por outro maior e, claro, mais importante?

Aqui estão exemplos do que foi apontado em nossas dinâmicas nas empresas:

- Má distribuição das riquezas
- Corrupção
- Crise moral
- Superpopulação
- Escassez de recursos
- Superconsumismo
- Egoísmo
- Intolerância religiosa
- ...