domingo, junho 07, 2009

Ritos dos monges tibetanos

Tenho citado a semelhança de certos exercícios de Pilates com os 5 que compõem os "Ritos Tibetanos", descritos por Kelver em "A Fonte da Juventude". Recorro a imagens de Revati Ma Dhyan, uma divulgadora cearense da prática e desafio a encontrar diferenças e semelhanças com o que foi criado e desenvolvido por Joseph Pilates.

O primeiro é praticamente uma brincadeira de criança. Girar, girar, girar... Rodopiar no sentido anti-horário, diz Kelver, ajudaria a desacelerar e relaxar.


O segundo é familiar. Eleva-se o tronco e as pernas, apóia-se nos braços e na base das escápulas. Respira-se normalmente, alongando-se o tempo todo.


O terceiro inicia-se de joelhos e promove a extensão da coluna numa grande curva para trás, relaxando ombros e a garganta.


O quarto é bastante conhecido do yoga. Senta-se e, com apoio invertido das mãos, eleva-se o tronco e alonga-se o pescoço numa posição de "mesa".


O quinto inicia-se deitado, peito para baixo. Estende-se os braços, deixando todo o corpo alongado, peito aberto, pernas estendidas, como na imagem. A seguir, eleva-se o quadril e finaliza com pernas estendidas na vertical, pés e mãos no chão, como num grande "V" invertido.


Uma ciência e prática milenar. Exercícios do Yoga e do Pilates, sem dúvida, inspiraram-se nestes ritos tibetanos. Experimente! A sugestão é realizá-los logo pela manhã. Mas, encontre o seu tempo e o seu local...