quinta-feira, maio 06, 2010

Stephen Kanitz sobre Marina


Stephen Kanitz é um consagrado consultor empresarial e articulista de revistas de grande circulação. É autor de "O Brasil que dá certo" e mais de uma dezena de livros e inúmeros artigos sobre administração responsável, sustentabilidade e gestão de empresas. Escreveu, recentemente, um artigo sobre a mudança no cenário eleitoral com a saída da disputa de Ciro Gomes. E ressalta um dos aspectos que, segundo ele, poderá fazer grande diferença em favor de Marina Silva. Termina assim:

"...Outro trunfo da Marina Silva é que ela parece ter cativado os administradores do país, e não somente isto, a melhor vertente da administração, a chamada Socialmente Responsável.

Isto lhe dá 2 milhões de votos diretos, mais 10 de agregados, e uma base bem maior de sustentação. De pessoas que agem e decidem.

Ela tem todo o apoio do Instituto Ethos, e dos principais líderes do movimento de Administração Socialmente Responsável deste país. O Instituto Ethos, da qual fui um dos fundadores, tem mais de 300 empresas associadas, comprometidas com a ética e sustentabilidade, razão da afinidade com Marina.



E a Marina foi a única que percebeu o potencial deste grupo. São mais de 10.000 executivos influentes e aposentados, que estão dispostos a ir para o governo por 2 anos, e implantar os métodos de eficiência que falta para fazer o governo
finalmente funcionar.

São executivos já bem sucedidos, com cabelos brancos, e não jovens inexperientes que saem depois do governo para trabalhar num grande banco brasileiro com salário milionário. São Executivos que não querem ficar mais ricos, mas somente contribuir com o que sabem.

ISTO MUDARIA O BRASIL!"

No "ajudam a desacelerar" você encontra o blog de Kanitz.

Cãibras

Cãibras são contrações musculares involuntárias. O desconforto desanima muita gente na hora de fazer exercícios. A origem das cãibras pode ser uma deficiência na alimentação e movimentos mais bruscos ou exagerados. A boa notícia é que podem ser evitadas ou prevenidas.

Não é só falta de potássio. As cãibras estão associadas a baixos níveis de potássio no sangue, assim como de cálcio e também à falta de oxigenação muscular.

Transpirar demais pode ser o gatilho. Quem transpira demais e não repõe os sais minerais perdidos tende a sofrer mais com as cãibras. Por isso, nunca descuide da hidratação (água de coco é uma boa pedida).



Comer sal previne as cãibras. É verdade, mas o consumo em excesso pode provocar inchaços e aumento de pressão arterial. A melhor forma de diminuir as cãibras é a prevenção, realizando exercícios regulares (alongamentos) e adotando uma alimentação saudável.

Alongamento para prevenir. Os alongamentos evitam situações que favorecem o aparecimento de cãibras, como o hiperencurtamento muscular (após uma contração muscular vigorosa).



A alimentação é sua aliada. A ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, batata não descascada e água de coco) pode ajudar na prevenção. Em casos frequentes, no entanto, deve-se procurar um médico para avaliação e determinação da causa das cãibras.

Cãibras em lugares estranhos do corpo
Algumas pessoas têm cãibras entre os dedos e em outros locais onde a musculatura não é diretamente solicitada, como a planta dos pés. Normalmente, isto ocorre devido à baixa oxigenação muscular, muito comum em dias frios, independentemente da solicitação muscular.



Atividade física mal orientada pode aumentar a incidência de cãibras. Acontece principalmente nas pessoas que não possuem condicionamento físico adequado e, por isso, acumulam muito ácido lático no tecido muscular. O reforço na alimentação ajuda a prevenir o problema, além do acompanhamento de um professor de educação física.

Compressas para aliviar. Aplicar uma compressa morna ou massagem local pra melhorar a oxigenação muscular são atitudes que melhoram o desconforto imediato. O alongamento muscular também melhora as dores. Uma boa massagem tem efeito relaxante e também atua como preventivo de cãibras.

Em tempo: há 2 formas aceitas de escrever essa palavrinha tão interessante. Cãibras e cãimbras...