quinta-feira, janeiro 29, 2009

Você já viu um velhinho gordo? (ou: Será que obesos têm amigos?)

Bem gordo? Ou uma velhinha obesa? É raro, não é?

Será que a gente emagrece quando envelhece? Será que a gente perde a fome? Não. A verdade é que obesos raramente ficam velhos. É fato. Morrem antes de ficar velhos.

Estive conversando com uma pessoa que tem uma amiga obesa. Eu disse a ela que tenho a impressão que obesos não têm amigos. Eu quero dizer amigos de verdade. Porque a obesidade não se conquista por opção e, também, não se elimina por desejar. Em meu pensamento -e experiência-, questões emocionais são as que devem ser, efetivamente, encaradas de frente e percebidas como as causadoras do excesso de peso.

- Mas ela gosta, mesmo, é de comer!
- A família é toda assim!
- Ih, já tentou emagrecer um monte de vezes!

O verdadeiro amigo, frente a um obeso, não deveria "se acostumar" com o problema. Não deveria deixar de se preocupar, se informar, buscar orientação de especialistas... E não sossegar enquanto um caminho não tiver sido escolhido. Mais: assumir algumas responsabilidades nesse caminho.

Claro, apenas se for... Amigo.

Não se trata de forçar, agredir uma natureza acomodada. Falei da escolha de um caminho. Ele pode ser longo, mas continua sendo um caminho.

Ok, sendo prático: converse com psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, médicos. Escolha os que tenham experiência com obesidade. E que apresentem resultados. Depois, converse com sua amiga, com carinho, com respeito à dificuldade que ela enfrenta. Diga que vai estar com ela e tentar fazer diminuir o sofrimento com a obesidade e com a ansiedade de eliminá-la. Que têm todo o tempo do mundo e que o importante é escolherem, em conjunto, uma estratégia. Escolham, também, uma Nutricionista. Compreendam os gostos, as manias, os vícios alimentares e encontrem um cardápio progressivamente mais saudável, mais adequado. Vá com ela a um local onde possa praticar exercícios sem constrangimentos. Esteja com ela. Leve-a, se precisar. Nos fins-de-semana, vá com ela caminhar, ou nadar, passear com cães, caminhar na areia. Estabeleça metas, para você e para ela. Divirtam-se com isso!

Claro, apenas se for... Amigo de verdade! Só eles fariam isso...

Aí, eu perderia essa terrível sensação de que obesos não têm amigos.