quarta-feira, dezembro 17, 2008

VIAGEM A OUTRO MUNDO

Acabo de conversar com uma moça cujo marido está em pé de guerra porque ela quer fazer ginástica (na Tonus) e ele não concorda.
- Prá quê?! Você está forte, está ótima!
- Você vai com esta roupa?!!!
- Dinheiro jogado fora!...
Ela, decidida, mas amedrontada, começou e está adorando. Ambos estão estressados. São trabalhadores, são pessoas simples, mas muito do bem. Ela chegou a desistir:
- Tá bom, faço só este mês, agora que já paguei! Pelo menos você não fica me enchendo.
Mas, como já disse, persisitiu. E veio conversar comigo.
E eu viajei para outro mundo.
Um mundo em que a esposa esconde do marido que tem sentido taquicardia e incômodo na região do tórax. Ela tem 24 anos. Um mundo em que o casal deixa de ir à praia porque o marido reclamou do vestido e do biquini e a esposa não quis trocar por um menos transparente e um short. Um mundo em que um casal e um filho de 1 ano se alimentam muito mal, trabalham muito e trabalham com o corpo, fazendo grandes esforços seguramente com vícios de postura e repetições lesivas. E não se exercitam.
Um mundo de ciúme, insegurança, medo, ansiedade, maus hábitos do dia-a-dia.
É nesse mundo que a criança está crescendo. Não é DNA, não é genético. É social.
Eles precisam cuidar da saúde. São jovens e possuem sintomas de idosos. Têm um filho e dependem do trabalho para viver. Em pouco tempo gastarão tudo o que têm com remédios. Perderão dias, semanas de trabalho -e dinheiro, claro- ao ausentar-se forçadamente: dores, doenças, desânimos...
Eu a animei, arriscadamente... Ela está certa. Mas deve ter uma estratégia. Ela deve mudar, também. Ela confessou que, em certa época, reclamou porque ele queria ir a uma academia... Mas, agora, ela entende. Vamos então, trazê-lo e fazer com que ele a acompanhe e, juntos, construam um novo casal, uma nova família. Sugeri que se abrisse com ele, num momento de calma. E que cedesse em algo que não fosse tão importante, mas que a saúde deve ser o grande foco. E, lentamente, com tranquilidade, demonstrando que os exercícios estão fazendo bem, trazê-lo para seu lado.
Depois eu conto como continua...