domingo, fevereiro 15, 2009

Carta de Ilhéus pela auto-estima

Estiveram reunidos em Ilhéus, na Escola de Dança Tonus, na manhã de sábado, 14 de fevereiro de 2009, pais, mães, avós, professores e a equipe da Tonus, para uma conversa denominada “Conversa-criativa: Eu, o outro e todos nós”. Após as atividades previstas, todos chegaram às conclusões, de forma unânime:

1. O objetivo maior de todos que participam da educação de crianças, sejam seus pais, mães e parentes, sejam professores, é ajudar a abrir caminho para o desenvolvimento da auto-estima. A estrutura da auto-estima necessita de criatividade e sensibilidade. Um jovem com elevada auto-estima tem seu espírito crítico apurado e costuma apresentar atitudes equilibradas perante as encruzilhadas da vida e as falsas seduções.

2. Mães e pais, ao inscreverem seus filhos em aulas de atividades físicas, devem estar atentos ao método utilizado e à adequada utilização das características da modalidade para elevar a auto-estima de suas crianças.

3. A dança é reconhecida como uma modalidade que, além do aprimoramento físico, proporciona formas de expressão alternativas a seus praticantes, característica especialmente recomendada a crianças e adolescentes, que estão definindo sua forma de se comunicar com o mundo. É uma manifestação artística que estimula a criatividade e a comunicação através do movimento, atuando diretamente na redução de comportamento introvertido e na consolidação do espírito de grupo.

4. A prática da dança resulta em uma maior comunicação do jovem consigo mesmo, o reconhecimento de seus sentimentos e a consciência de que possui uma responsabilidade perante a sociedade.

5. Os “agentes educadores” (mães, pais, parentes, professores...) devem atuar em conjunto com as professoras da escola de dança e suas estratégias e metodologia, e...:

a. ...Sempre que possível estimular suas crianças a observar e compreender as diferenças (aparência, habilidade, nível social, por exemplo) e concentrar-se em seus próprios limites como referência de sua evolução na técnica que está aprendendo.

b. ...Incentivar a participação do pai. De forma honesta e autêntica, o pai deve definir o quanto estará presente em ensaios e apresentações e, também, o quanto apóia a participação de seu filho naquelas atividades. Em nenhuma circunstância a decisão de não estar presente em alguma ocasião pode ser interpretada pela criança ou adolescente como ausência de amor. O pai deve demonstrar que considera a felicidade de sua filha e que dedica verdadeiro interesse pelo que ela faz e gosta, no caso, a dança. A comunicação do pai com a jovem deve estar concentrada na evolução e não no resultado.

c. ...Elogiar muito. Elogios honestos dedicados a verdadeiros acertos, que sempre existem. Elogiar a coragem, a dedicação, o espírito de equipe... Se algo imprevisto aconteceu, comprometendo a qualidade técnica de uma apresentação, o jovem deve ser orientado a compreender que os acertos superam os erros e que sempre haverá oportunidade para aperfeiçoar sua técnica.

d. ...Aproximarem-se das professoras da escola de dança. Dividir com elas as ansiedades, informar acontecimentos relevantes na vida do aluno, perguntar sempre, estar disponível quando solicitada sua presença.

e. ...Cuidar muito bem de sua própria auto-estima. Pais e professores são “a” referência de crianças e jovens. Um educador precisa de auto-estima para ajudar a despertar a de seu educando. Educadores devem procurar diminuir o risco de uma situação em que a criança ou adolescente sinta-se obrigado a praticar uma modalidade devido, na verdade, ao desejo de sua mãe ou seu pai.

f. ...Evitar o estresse infantil. O tempo de brincar deve ser respeitado, assim como o cumprir suas obrigações. Mães e pais devem buscar compreender o prazer que seu filho demonstra por uma atividade e dimensionar adequadamente o número de atividades durante a semana.

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