domingo, agosto 15, 2010

Lagoa Encantada: turismo comunitário


Chegou a hora de apresentar um projeto consistente para um dos principais atrativos da região sul da Bahia.

A Lagoa Encantada já foi assunto de muitos estudos, diagnósticos, monografias, levantamentos, dissertações, teses, oficinas, debates... Tentativas e erros. Enquanto isso a população desencanta-se com as promessas e acostuma-se com as dificuldades. Resultado? Recursos naturais ameaçados e desperdício de um fantástico potencial educacional e de visitação.

Desde 2002 trabalho no desenvolvimento de um projeto que aborde as questões críticas para, finalmente, incluir a região sob influência da Lagoa Encantada na lista de destinos ecoturísticos internacionais. Pretensão? Não, acho que não.

O projeto amadureceu e, agora em 2010, está sendo detalhadamente formatado.

Não é uma invenção inteiramente minha. Há livros, artigos, exemplos em toda parte. Mas a aplicação a esta realidade única ao lado de certas inclusões criativas, são as grandes novidades. E a principal característica, e que a torna especialmente inovadora, é que toda a estrutura e a gestão serão entregues -100%- às comunidades. Sim, pensou em capacitação? Preparo? Aí está um dos pilares centrais da proposta.

Na verdade, são vários programas ligados a cinco eixos temáticos. Cada programa deverá receber o apoio de um patrocinador. Serão, então, vários financiadores, em conjunto, que viabilizarão programas que podem ou não ser geradores de receita.

Na metodologia de formatação do projeto, encargo da Parkia Consultoria e sob minha coordenação, há espaço para reuniões-consulta com diversas entidades, públicas e privadas. Amanhã, segunda-feira, 16/8, será a vez do trade turístico de Ilhéus. A Associação de Turismo de Ilhéus -ATIL- poderá conhecer os detalhes da proposta e oferecer contribuições, na Pousada La Dolce Vita, a partir das 9:00 hs. Ainda haverá reuniões com instituições construtoras de conhecimento -universidades, faculdades, Sebrae..-, com fiscalizadoras e licenciadoras -IBAMA, SEMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Projeto Orla, DPA, Capitania dos Portos, Conselho Gestor da APA...-, ONGs e, principalmente, conversas com associações comunitárias.

Entre em contato se tiver interesse em participar. Este é o momento.

Veja em http://desacelere.blogspot.com/2009/02/lagoa-encantada-ilheus-bahia.html uma postagem de fevereiro de 2009 (um ano e meio atrás!) a respeito de uma reunião na prefeitura de Ilhéus em que eu, mais uma vez, citei a existência de um projeto viável para aquela região.

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e empenho, o resultado positivo será benéfico para todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Conhece a Lagoa a bastante tempo. Desde quando nao tinha estrada e nem luz. Naquele local constuir uma casa de campo e passei a frquentar a Lagoa com minha familia. Como era bastante procurado por amigo de Ilheus e minha residencia passou local de encontra dos amigos de Ilheus, resolvir abrir um restaurante: "Encantos da Lagoa". Funcionou por 3 anos, mas problema de ordem familiar abondonei o projeto. Mas pretendo voltar investir na Lagoa. No momento estou investindo no Parque de Eventos e Exposição de Ilheus, cuja inauguração do mesmo esta previsto para inicio da 2a.quizena de Setembro/2010 e apos revitalização do nossa Parque de Exposição voltarei a invesntir na Lagoa. Meus parabens pela iniciativa e conte comigo.

    Eduardo Carvalho
    educar@monitori.com.br
    (Siri / Cantinflas)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduardo! Ótimo! Sabemos que há um longo caminho pela frente, mas o primeiro passo sempre é necessário, não é? Entrarei em contato com você, sim, sua participação é importante! Obrigado pelo apoio. Abraço!

    ResponderExcluir