sábado, março 20, 2010

Pesto! A pedidos...

Simples e delicioso. Basta uma ou duas colheres sobre a massa ainda quente e uma das refeições que mais representam a alma italiana estará pronta.

Aprendi e pratiquei. Compartilho...

Num frasco de vidro, desses de azeitonas, coloque azeite de oliva dos bons. Basta a medida de 2 a 3 dedos. A mesma medida para óleo. Sim, óleo de milho, canola, soja... Dizem que "quebra" um pouco o sabor forte do azeite...

Acrescente, então, 1 dedo de nozes trituradas, um pouco menos disso em manjericão fresco bem picado, meia cabeça de alho (4 a 5 dentes) socado, sal para temperar (cuidado!), queijo parmesão ralado na medida que seu paladar pedir...



Bata num liquidificador. Apenas um pouquinho se a pedida for por um molho mais crocante. Bata bastante se quiser um creme de pesto.

Você pode fazer uma quantidade maior e guardar fora da geladeira. Sempre será uma mão na roda na hora em que a geladeira estiver vazia e o tempo for curto. Ou para um romântico jantar-surpresa!

A dica é guardar um pouco das nozes e do manjericão para salpicar sobre o molho que tiver sido colocado sobre a massa. Mesmo com o parmesão ralado na receita, cai muito bem mais uma pequena porção para finalizar.



Escolha o vinho e bom apetite! Depois me conta e, se der, me convide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário