sexta-feira, agosto 27, 2010

Ecoturismo na Lagoa Encantada: a vez de Aritaguá


Hoje foi a vez de reunir com representantes de associações de moradores de Aritaguá. Pudemos apresentar a proposta do projeto de revitalização da região, com foco no ecoturismo e, mais ainda, coletar sugestões e contribuições valiosíssimas. Por exemplo, que tal passar algumas horas ao lado de um experiente pescador -fala, Wilson!-, na beira do Rio Almada, pescando e conversando, num cais projetado e construído com segurança e bem agradável? Você pesca, eles já limpam o peixe e você escolhe se leva ou grelha ali mesmo...



Na praça seca-se cacau. Há tradição de carne ou peixe defumado. Tem um quibe especial no bar em frente e muitos pescadores ainda vivem e se alimentam do resultado de seu trabalho.





E ainda teremos o que, no projeto, chamamos de "Parque Temático Estação de Aritaguá". Um verdadeiro museu da memória ferroviária da região seria instalado na última estação que permanece da antiga estrada de ferro que chegou a ligar Ilhéus a Uruçuca e pretendia chegar a Vitória da Conquista, ainda que em ruínas.



Um passeio, uma trilha, um mirante e a surpresa de uma locomotiva, hoje quase destruída pela ferrugem, recuperada e transformada em atração para os visitantes. Uma parceria entre os proprietários -Anisio e Eduardo Hora- e a comunidade servirá para empregar jovens na operação toda e aumentar a auto-estima dos moradores. O brilho nos olhos de quem mora ali garante que este é o caminho.

Imagem do rio Almada, e a área onde o projeto prevê o "Parque Temático Estação de Aritaguá". Veja a pequena construção na entrada da fazenda, que está na foto anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário