quarta-feira, junho 16, 2010

Flexibilidade


Não, não vou falar sobre alongamento, sobre exercícios. Estou falando de "rigidez" nas atitudes. Do quanto sofremos se nos estabelecemos numa estrutura definida e a ela nos apegamos.

O mundo é imprevisível. A realidade é, sempre, soberana. E essa é a magia da vida.

Os que esperam controlar os acontecimentos estão destinados a grandes frustrações, doenças, fracassos. Os que se adaptam, preparam-se para os imprevistos, desenvolvem capacidade de improvisação, ao contrário, são os que vivem felizes e obtêm sucesso.

O quanto você aceita os acontecimentos? Aceitar os acontecimentos não é uma atitude submissa e inferior. É, na verdade, o ponto de partida para o Grande Plano de Ação de sua vida. É aceitar que suas atitudes ajudam a levá-lo adiante, mas fracassos fazem parte do aprendizado e é ali que mais se aprende.

É feliz, então, aquele que se curva mas não quebra. O flexível.

Basta ver como ficam os doentes ou, desculpe, os mortos. Duros ou rígidos. Inanimados ou infelizes... A sua capacidade de viver, produzir, realizar, depende, então, do quanto você se prepara para as encruzilhadas da vida, e sem o desgaste de sentir-se "traído" pela realidade.

Problemas, obstáculos, dificuldades? Se esta é a realidade, aceite-a e planeje caminhos alternativos. Eles sempre existem. Se a fase é boa, curta-a e esteja preparado para as necessárias alternâncias.

Bambus são cultuados no oriente como símbolos de sabedoria e vitalidade. De grande utilidade, curvam-se e não se quebram.

Em tempo: sim, há relação com exercícios de alongamento... Músculos e articulações de pessoas que se alongam são mais sadios e muito menos propensos a lesões!

2 comentários:

  1. Tudo muda a todo momento. Quem não aceita mudança sofre e não descobre a força para criar alternativas.
    É feliz quem aceita o improviso. É fantástico não ter certeza.
    Muito bom o artigo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é a primeira vez que comento aqui.
    =p
    Coração bate forte! rs
    Passei os ultimos dois dias tentando reconciliar três pessoas. Sem sucesso. Usei todo meu vocabulário e nada.
    No seu texto eu vi o argumento que me faltou em todas as tentativas.
    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir