sexta-feira, junho 18, 2010

Acordou triste e não sabe por quê?


Calma, isso não é um sinal cósmico de que algo ruim vai acontecer. Quer dizer, a não ser que você realmente acredite que momentos de sentimentos de tristeza (ou melancolia, ou depressão...) precedam tragédias. Acredite. É suficiente para que "coisas" aconteçam. Você produz maus momentos a partir de acreditar que eles acontecerão.

Aquela sensação de "mau presságio" é uma combinação de microestímulos captados por seu subconsciente. Você recorda seus sonhos da noite passada? São estímulos. Uma falsa realidade que influencia a verdadeira. O dia está numa temperatura, numa claridade, num certo nível de ruído, com um aroma específico, numa certa época do ano que, em conjunto, como num incrível e lotérico quebracabeças, produz uma reação sensorial única. Aquela combinação encaixa perfeitamente com outro certo dia de sua vida. Algo realmente ruim aconteceu ali. Uma queda, uma rejeição, uma decepção, não importa em que idade, o entorno formou-se de forma muito semelhante. Bingo! Pintou uma tristeza...

Uma armadilha. E a sensação acaba por produzir acontecimentos verdadeiros, como dizia Murphy, o legislador do acaso.

- Está vendo?!! Eu sabia que algo ruim iria acontecer!!!

Você simplesmente fabricou o "algo ruim" por acreditar que ele chegaria. E você acreditou por desconhecer o mecanismo detonador. Calma. Apenas viva suas emoções. Não precisa dar significado a tudo. Haja memória! Chore, que passa. Respire fundo, admire sua capacidade de sentir. Mesmo sensações desagradáveis. Elas são necessárias para preparar seu coração. Tudo passa.

A não ser que você acredite que não passará.

2 comentários:

  1. Aquela combinação encaixa perfeitamente com outro certo dia de sua vida. Algo realmente ruim aconteceu ali.
    Sim sim sim
    Bingo!
    Ontem comentei com uma amiga que estava 'misturada'.
    Você traduziu melhor (mais uma vez).
    Sim, emocionante!

    ResponderExcluir