sábado, novembro 28, 2009

Dubai. Desacelere antecipou!


Em 16 de fevereiro, fiz um comentário sobre uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, sobre a crise econômica mundial e seus efeitos nos Emirados Árabes Unidos. está em http://desacelere.blogspot.com/2009/02/consumo-sustentavel-em-dubai.html .

Os jornais desta semana, sim, em novembro de 2009, escancaram a crise em Dubai. Mostram imagens de edifícios suntuosos e do desequilíbrio nascido justamente no "superconsumismo". Falam de "colapso econômico" da cidade e o desafio dos mercados internacionais.

São mais de 80 bilhões de dólares em um incrível calote. Ontem o jornal O Correio do Brasil publicou que "o impacto sobre o Brasil deverá ser pequeno. Além de as duas economias serem pouco conectadas, os investidores brasileiros ainda não descobriram o mercado islâmico. Ao contrário, as incursões dos bancos brasileiros no Oriente Médio são muito mais para buscar dinheiro do que para investir".

Mas além da preocupação com importantes parceiros do Brasil, resta a reflexão sobre nossos hábitos individuais de consumo. Sobre como educamos nossas crianças e nossa "comunidade" a respeito de como tratar os bens, especialmente aqueles que dependem intrinsicamente de recursos naturais (há algum que não dependa?).

Ouvi uma frase intrigante, de um educador:

- De que adianta nos preocuparmos com o mundo que deixaremos para nossas crianças, se não nos preocupamos com as crianças que deixaremos para nosso mundo?

2 comentários:

  1. Há pouco tempo a TV brasileira fez um super programa sobre a visita de Hebe Camargo a Dubai mostrando todo o luxo do Hotel 10 estrelas...A impressão que passava era de uma riqueza ainda não conhecida por nós, pobres brasileiros...

    ResponderExcluir