domingo, outubro 25, 2009

Ponte sobre o Rio de Contas!


De Saquaíra (no meio da península de Maraú) a Ilhéus em 1 hora e meia.

Duas importantes Unidades de Conservação estão unidas por um novo e direto laço. Uma ponte sobre um grande rio, o Rio de Contas. As APA da Baía de Camamu e a de Serra Grande - Itacaré têm um novo desafio. O rio não é a divisa dos municípios -Itacaré e Maraú- mas a travessia com veículos apenas era feita por uma balsa bastante precária, próxima à foz, ou na distante BR 101.

Todos parecem estar surpresos, apesar de terem se passado vários meses desde o início da obra e a abertura da ponte, esta semana. A mudança na vida de muita gente será imensa. Acesso incrivelmente rápido entre Maraú (Barra Grande, Saquaíra, Taipus...), Camamu, todo o Baixo Sul e, claro, Salvador, com Itacaré e Ilhéus. Explosão imobiliária, aumento da atividade econômica, pressão sobre florestas e recursos naturais, choque de culturas, são alguns dos impactos esperados. Que moradores, empresários, comunidades e poder público estejam preparados!

Participamos de reuniões do Grupo de Acompanhamento da obra, testemunhamos o cuidado -às vezes maior, às vezes menor- para cumprir as exigências do Estudo de Impacto Ambiental e, agora, temos a oportunidade de vivenciar a realidade que se apresentará.


Tudo ainda é muito novo e há tempo para associações promoverem ações de prevenção dos impactos negativos e otimização dos positivos. Conversei com empresários do turismo, moradores e comerciantes locais e já demonstram intenção e capacidade de organização para este fim. Estejamos alertas!

Ah, antes da ponte, o tempo de Ilhéus até Saquaíra era pelo menos 3 horas...

2 comentários:

  1. Esta ponte sobre o Rio de Contas realmente é muito importante, pois trará benefícios para a população local e ajudará a escoar a produção agropecuária daquela região. Mas devemos tomar muito cuidado com a preservação da natureza deste importante ecossistema regional, uma vez que os cientistas e pesquizadores ainda não sabem direito o que ele contém! Acho que devem ser feitas algumas pesquisas científicas para determinar direito as riquezas naturais que precisam ser preservadas. Norton Kornijesuk.

    ResponderExcluir
  2. Sim, nunca serão suficientes os estudos! A preservação passa pelos índices de qualidade de vida das populações, que não deveriam precisar de lenha e caça da mata, nem vender suas propriedades e muito menos ceder aos "assédios" que virão!

    ResponderExcluir