segunda-feira, maio 04, 2009
O que é que Raulzito tem?!
Em 2009 sua retirada de cena completa 20 anos. Raul Seixas era praticamente um artista "alternativo" e, ao longo destas duas décadas, transformou-se em porta-voz de multidões que abrigam metamoforseados de todas as idades.
Assisti pela TV, emocionado e extasiado, um verdadeiro mar de rauls cantando, gritando, transpirando suas músicas. Afinal, o que Raul Seixas tem?
Baiano como Glauber, Caetano e Gil, Raul produziu pérolas que tocam a alma humana.
Sua boca escancarada cheia de dentes esperava a morte chegar. Sem opinião formada sobre tudo, libertava porque amava. Incitava a ser sincero e, assim, sacudir o mundo. O bem e o mal, unidos num romance astral, pois para ele amor só dura em liberdade e o ciúme é só vaidade...
The Panthers e, depois, Os Panteras, era sua banda, o primeiro conjunto de rock com som elétrico na Bahia! Faziam cover de artistas do rock dos anos 50. Little Richard e Elvis -Let me sing, let me sing, let me sing my rock'n roll. Em 1967 tocaram com Jerry Adriani(!!) ao vivo em Salvador, que os convenceu a tentarem carreira no Rio de Janeiro. Ouro de Tolo, em 1972, foi seu primeiro grande sucesso.
Eu lembro, ouvindo no rádio do carro indo para o colégio, aquela música meio falada, meio cantada. Eu cantava junto, sabia a letra de cor. Os raps de hoje, incluindo, por exemplo, Gabriel -o pensador- devem muito a ele. Fez música para crianças, também foi censurado pela ditadura, utilizou palavrões e chamou à rebeldia pela rebeldia. Eclético, polêmico, trash, poeta, foi aonde o povo está.
Onde todo artista deveria estar...
Maluco beleza! Afinal, quem não quer ser uma metamorfose ambulante?!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que bom lembrar do Raul. Também me transporto nessa meta-metà. Abraços
ResponderExcluir