segunda-feira, julho 12, 2010

Resultados rápidos

Existem dois tipos de pessoas. As que compreendem a necessidade de passar por um processo antes de obter resultados e as que esperam eternamente por resultados rápidos, fáceis, indolores.

A revista Superinteressante trouxe, em sua última edição, uma reportagem sobre o sucesso. No início, traz uma mensagem que sugere ao leitor ir ao fim do texto, caso esteja com pressa -e sem tempo para ler- para conhecer o segredo desvendado: como alcançar o sucesso! Rapidamente, quase todos folheiam ansiosamente a revista para resgatar aquela informação tão útil. Caem numa armadilha. O que lêem é uma mensagem que informa que para vencer precisam "passar por um processo". Suor, lágrimas, sorte, fracassos... Sim, uma necessária experiência, pela qual todos que têm sucesso passaram, é o fracasso. Algo assim: ao fracassar, comemore, pois, agora sim, poderá caminhar para o sucesso.



O primeiro grupo, aquele que aceita os sacrifícios inerentes às conquistas, é composto por pessoas ativas e que aceitam o tempo e a dedicação necessários para se atingir, por exemplo, o peso ou a condição cardiológica ideais.

Pessoas do segundo grupo, ao contrário, vivem iniciando programas de exercícios ou alimentação balanceada, mas frustram-se com a demora em atingir as condições físicas planejadas. São, então, consumidores contumazes de medicamentos, shakes, cirurgias, qualquer tipo de fórmula mágica.

Aqueles do primeiro grupo admiram a paisagem pela janela. Os do segundo, não vêem a hora de chegar. Os primeiros vão de veleiro, os segundos, de lancha.

Frequentar cursos, ler constantemente, conversar com especialistas, estudar, estudar, estudar... O texto da revista recorda a regra das 10.000 horas: a condição para estar entre os 10% de maior sucesso na sua área de atuação é ter pelo menos 10.000 horas de estudo. As pessoas do segundo grupo torceram o nariz. As do primeiro, fizeram as contas.

A origem da "opção" pelo grupo, claro, está nas influências recebidas, especialmente na primeira infância. Nada de genético. E esta é a boa notícia. Apesar dos que pertencem ao segundo grupo adorarem afirmar que "são daquele jeito porque todos da família também são", a ciência já começou a desvincular comportamentos do DNA. E, assim, podemos desprogramar, reverter, reiniciar, reviver... E você poderá migrar de um grupo para outro. Daquele que tem frustrado seus adeptos para aquele que costuma ser composto por pessoas mais felizes e realizadas.

A terceira lei de Deepak Chopra, diz: "Devemos estar conscientemente alertas para as escolhas que fazemos a todo momento, pois somos escolhedores infinitos. Queira ou não, tudo que está acontecendo com você agora é resultado de escolhas feitas no passado. Muitos fazem escolhas inconscientes e acham que não são escolhas; mas são. Observe suas escolhas e, assim, traga-as ao terreno do consciente." É a lei da causa e efeito e lembra que podemos, sim, reverter "tradições" em nossa vida, e ensina como (procure no link "leis do sucesso", aqui no Desacelere).

Inicie hoje mesmo essa transição. Assuma que, sem dedicação, disciplina, persistência, planejamento, metas, você dificilmente chegará a um estado de satisfação e, nosso maior objetivo, felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário