sexta-feira, julho 02, 2010

Escutatória

Volta e meia chegam às minhas mãos (obrigado, Gisele!) textos, crônicas, artigos de cujos autores alimento uma agradável -e saudável- inveja. Já publiquei aqui a famosa comparação entre os dois tipos de casamentos (tipo "tênis" ou tipo "frescobol", em http://desacelere.blogspot.com/2009/02/tenis-frescobol-e-o-casamento.html), de Rubem Alves. Retorno a este autor.

Muitos sabem que tenho um curso pronto sobre a arte de oratória e expressão verbal. E não é que Rubem Alves escreveu uma reflexão sobre a "escutatória"?! Faz sentido. "Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir".

Ele cita Alberto Caeiro: "Não basta não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma". Ele estaria se referindo às imagens pré-concebidas que temos de todas as coisas, pessoas, fatos... Podemos deixar de efetivamente conhecer alguém por enxergarmos apenas a falsa figura que deixamos armazenar em nossa memória.



Rubem descreve uma conversa escutada inadvertidamente quando estava em um ônibus. Era uma conversa, mas para ele, uma disputa. A cada sofrimento que uma descrevia -uma doença, uma desilusão...-, a outra interrompia e dizia: "Mas isso não é nada". E vencia a batalha com um sofrimento ainda maior. Um jogo em que parecia, até, que as jogadoras tinham prazer.

Isso me fez lembrar uma das melhores frases sobre os "falantes", "autoritários" e "inconvenientes": "Detesto que me interrompam quando estou interrompendo alguém!". Ou, quando há falsa demonstração de preocupação com o outro: "Importa-se se eu fumar?", a resposta deveria ser: "E por acaso você se importa se eu me importar?!!"

O invejado -por mim- autor diz que, no fundo somos todos iguais às mulheres do ônibus. A gente não aguenta ouvir o que o outro tem a dizer sem dar logo um palpite melhor ou dar um exemplo mais significativo a partir de nosso ponto de vista.

"Enquanto você falava eu pensava nas coisas que eu iria falar quando você terminasse sua (tola) fala"...

Sim, o silêncio. O mestre dos mestres. Muitos rituais de grande espiritualidade e conexão com o universo contêm longos e preciosos momento de silêncio. Deepak Chopra (leia em http://desacelere.blogspot.com/2008/12/7-leis-do-sucesso.html), em sua primeira lei do sucesso, dizia claramente para reservar um momento do dia para comungar com a natureza e observar em silêncio a inteligência que há em todas as coisas vivas. Assistir ao pôr-do-sol, ouvir o ruído do oceano ou, simplesmente, sentir o perfume de uma flor.

Pratique o não-julgamento. “-Hoje, não julgarei ninguém nem nada que aconteça.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário