quinta-feira, abril 22, 2010

Dia da Terra!

22 de abril. O dia da Terra. E acabo de ler CRIAÇÃO IMPERFEITA - Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza. Marcelo Gleiser é um físico com excelente graduação e que conversa sobre quásars, neutrinos, Big Bang, Matéria Escura, anima motrix, como se o assunto fosse futebol.

E fala de nosso planeta. Fala da vida em noso planeta. E da (im)possibilidade de haver vida em outro local no universo.



A grande homenagem à Terra, neste seu dia, é a constatação que Gleiser apresenta, de que este nosso planeta é uma incrível coincidência de diversos fatores. Em toda sua história foi alvo de radiações, faíscas elétricas enormes, terremotos, magnetismo, marés imensas, inundações, secas, impactos de corpos celestes, até chegar a este delicado "equilíbrio" atual. Ter chegado à nossa época, para Gleiser, é um acaso memorável.

Da mesma forma, trata da origem da vida. Mais do que a origem, ele diz que o que importa é quando a vida se firmou na Terra. Porque, segundo ele, a vida surgiu e desapareceu diversas vezes, até firmar-se e evoluir. Sim, a vida também evoluiu "apesar" de todos os obstáculos. Apenas as espécies que iam se adaptando à atmosfera, aos tremores e às outras espécies conseguiram chegar à nossa época.



E ele conclui dizendo que somos uma espécie de muita sorte e provavelmente isolados no universo. Que devemos nos concentrar em preservar nossa existência e cuidar de um planeta que sobreviveu a tudo, mas pode não sobreviver à espécie humana...

É, vale a leitura...

Um comentário: