quinta-feira, dezembro 31, 2009

Seus filhos não são seus filhos

Assim começava o prefácio de Erich Fromm. O livro era Summerhill - Liberdade sem medo, que mostrava a experiência de uma escola no Reino Unido em que reinava a liberdade. Crianças e adolescentes "escolhiam o que fazer". O desempenho era superior, assim como os indicadores de felicidade e realização.

"Seus filhos não são seus filhos. Você é o arco que os arremessa ao futuro."


Apenas.

Na verdade, tenho mudado minha estratégia ao buscar caminhos que incentivem adultos a aderirem a um programa regular de exercícios e alimentação, no mínimo, saudável. Quando dizia que as "crianças" precisavam dele, pai -ou dela, mãe-, sem querer eu afastava o foco do motivo central que faz alguém cuidar de si: amor próprio.

Quando me dizem:

-Eu não corro, nem vou a academias, porque, em casa, trabalho o dia todo. Fico, até, cansada e dolorida!

Retorno dizendo que, sim, é melhor que ficar deitada o dia todo, mas o ato de exercitar-se, para ser plenamente eficiente, precisa de um botão a mais, aquele em que está escrito:

PARE O MUNDO QUE AGORA VOU CUIDAR DE MIM

Voltando às crianças, estou, agora, insistindo que não devem ser seus filhos o incentivo para que você cuide de sua saúde, mas, sim, seus próprios desejos, suas próprias necessidades.

- Seus filhos já são do mundo e, claro, vão se virar muito bem sem você. Há inúmeros exemplos de sucesso sem as figuras de pai ou mãe. Você é que deseja muito acompanhar a vida deles! Formatura do ensino médio, primeiros flertes, namoros, entrada na faculdade, casamento, formatura, seus netos... Você é que precisa disso, para continuar querendo cuidar de si e continuar vivo!

As pessoas param, pensam e... Concordam. De uma forma diferente adquirem novo estímulo para dar uma virada e corrigir certos hábitos que as estavam matando...

É. Definitivamente seus filhos não são seus. Já são do mundo e você os arremessou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário