quarta-feira, dezembro 02, 2009

- Incompetente, eu?!!

- O problema é que você é incompetente!

A frase ficou fincada em seu coração por alguns segundos. Minutos, talvez. Ela revoltou-se, pois era uma respeitada profissional, excelente professora, apaixonada pela profissão. Incompetente, para ela, eram aqueles "colegas" acomodados, muitas vezes frustrados, mesquinhos, interesseiros, superficiais, invejosos do carinho que ela recebia dos alunos que, estes sim, a princípio, seriam os únicos que poderiam avaliar sua competência.

A questão é que o mundo acaba sendo gerido justamente pelos incompetentes. Por quê? Veja: nossa competente professora recusa-se a participar de grupinhos ou utilizar métodos, digamos, suspeitos, para, por exemplo, conseguir recursos para seus projetos. São excelentes projetos, bem preparados, justos, justificados, mas... O recurso acaba sendo destinado aos que "jogam o jogo", aos que são, então, competentes para fazer política. Vendem a alma ao diabo para serem considerados competentes.

Para obter poder, para conseguir recursos, há os que aprenderam desde cedo a identificar membros das máfias e aproximar-se deles. Os idealistas, os visionários, os "amantes da arte" são transformados em ingênuos-gênios a serviço da ... Incompetência!

Dois caminhos, sugeri, para sair deste círculo vicioso. Ela não merece frustrar-se e deprimir-se. Ou aprende técnicas de liderança e persuasão e inicia um "trabalho do bem" para influenciar formadores de opinião e grupos cada vez maiores, ou alia-se a quem possui esse talento e compartilha de sua visão de mundo.

Claro que uma terceira via é a compreensão de que a realidade é soberana, mas os idealistas acreditam que podem reverter os caminhos que ela nos apresenta.

Ainda bem que existem idealistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário