quinta-feira, outubro 22, 2009

Dos 10 aos 70 anos em um fechar de olhos

- Crianças, agora fechem os olhos.

Nem todos obedeceram de imediato. Faz sentido. É bom que sejam um pouco desconfiados. Mas, insisti e consegui. Todos estavam ali, de olhos fechados.

- Vocês têm 10 anos de idade. Mas, agora, imaginem que vocês têm 70 anos de idade. Todos conhecem alguém dessa idade. Avó, quem sabe uma bisavó, uma vizinha, uma atriz... Como é você quando for velhinho?

Alguns riram, outros ficaram pensando. Imaginando.

- Ridículo!...

Gargalhada geral. Foi engraçado, sim, mas eu tinha uma proposta e segui em frente. Desafiei-os.

- Como são seus cabelos? E sua pele?

- Brancos!

- Cheia de rugas!

- Pretos. Eu pinto!

Entraram na história. Começaram a se divertir. E a aproveitar da conversa.

- Vocês são velhinhos gordos ou magros?

- Magro!

- Magra!

- Magro!

- Gordo!

Aí, lembrei a eles que é raro ver alguém velhinho e obeso. Todos concordaram que não lembram de alguém muito velho e, também, gordo. Fui adiante.

- Vocês são velhinhos sadios ou doentes? Participam da vida de seus filhos e netos ou dão trabalho para eles? Vocês precisam de cadeira de rodas ou andam com próprias pernas e, ainda, fazem exercícios?


Todos falaram ao mesmo tempo, eufóricos com a imagem de si mesmos, sadios, idosos, magros. Estavam criando uma referência. Algo a se buscar ao longo de toda a vida. Um pouco antes eu falara do quanto um objetivo é importante e, agora, eles agregaram mais um na extensa lista que conseguimos fazer em conjunto. Os olhos já estavam bem abertos e percebi neles brilhos renovados.

Nós já tínhamos conversado, também, sobre os três pilares da saúde e eles, automaticamente, fizeram a conexão. Basta cuidar da alimentação, praticar esportes ou atividades físicas e "não estressar com tudo". Pronto! Será mais fácil cuidar daquele velhinho que imaginaram e fazê-lo real, aos poucos.

Saíram, brincando, felizes. Alguns estavam curvados, falando com voz rouca, mancando um pouco, se fazendo de velhos. Estavam vivendo sua própria imaginação. Sucesso!

(na foto, Alexis Assuad, 70 anos, atleta senior, campeão de atletismo no interior de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário