domingo, janeiro 18, 2009

Ansiedade

Tenho refletido muito sobre a ansiedade. Alguns alunos têm se referido a ela com mais frequência e me dispus a... Pesquisar.

Interessante: a raiz da palavra vem do grego, "anshein", que significa "estrangular, sufocar, oprimir".

Especialistas se referem a ansiedade como um estado emocional que é despertado em determinadas situações -lugares, pessoas, atividades- e que são comparadas a alguma vivência anterior -memória- Gray, 1987.

Kaplan & Sadock (1995) afirmaram que a ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças.

A ansiedade, portanto, é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado. Por outro lado, pode caracterizar-se pela excessiva intensidade e prolongada duração, de forma desproporcional à situação que a criou. Neste caso, ao invés de contribuir com o enfrentamento do que estaria causando a ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita a adaptação. É o que os especialistas chamam de "ansiedade patológica", que precisa de algum tratamento ou atenção especial.

De qualquer forma, parece sensato preparar-se para mudanças, aceitá-las sem instinto de controle. Além diso, reletir, buscar em fatos e situações no passado possíveis momentos que estariam provocando sintomas atuais de ansiedade. E saber que são situações totalmente anacrônicas, ou seja: estão lá no longínquo passado e continuam a influenciar sua vida. A "sua criança" reagiu de uma maneira específica. Mas como você reagiria hoje, com suas experiências vividas, com sua maturidade atual, com a estrutura que possui hoje?

O objetivo, então, pode ser a preservação da clareza ao enfrentar dificuldades, para planejar com realismo. Para localizar, dimensionar e... Neutralizar os "problemas" que causam a ansiedade. E... Desacelerar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário